Ao g1, o comandante do Corpo de Bombeiros, Daniel Alves, disse que apenas um dos militares chegou a passar mal e sentir falta de ar, sendo levado de imediato ao atendimento médico. Já a equipe, segundo ele, foi atendida como forma de prevenção. Todos passam bem. (Veja nota na íntegra ao final da reportagem).
Segundo os bombeiros, a fumaça foi dispersada após a chuva e as intensas rajadas de vento na região. O sentido do vento levou a fuligem para longe do distrito de Primaverinha, que fica nas proximidades de Sorriso.
A corporação ainda orientou a população a procurar uma UPA sob qualquer sintoma de intoxicação.
O combate às chamas contou com uma força-tarefa de 48 pessoas, sendo 34 do Corpo de Bombeiros e 14 voluntários, com apoio de 14 viaturas e três pás-carregadeiras.
A transportadora divulgou uma nota informando que o galpão atingido pelo fogo armazenava sementes e não defensivos como foi a primeira suspeita. Informou ainda que conta com uma brigada de incêndio que prestou auxílio aos bombeiros.
Nota de empresa na íntegra
Comunicamos a ocorrência de um incêndio parcial em uma de nossas operações na cidade de Sorriso/MT. O incêndio ficou restrito ao armazém de sementes e produtos não tóxicos. Possivelmente a fumaça percebida é originária da queima das embalagens plásticas e materiais das câmaras frias das sementes.
As operações de defensivos agrícolas estão completamente preservadas em outro armazém que mantem uma distância maior de 50 metros do armazém atingido.
O Corpo de Bombeiros e Equipe de da Luft estão neste momento finalizando os trabalhos de rescaldo e contenção. Agradecemos o trabalho do corpo de Bombeiros e as manifestações de solidariedade de toda a comunidade Sorrisiensse e do Agronegócio. Tão longo tenhamos maiores informações atualizaremos por meio de novos comunicados.
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso informa que um militar que combateu o incêndio em uma empresa de produtos químicos em Sorriso, no sábado (8), passou mal durante a ação e foi encaminhado ao pronto atendimento. Após avaliação médica, foi constatado excessivo desgaste físico, além de leve ingestão de fumaça. O militar está bem e ficará de repouso por três dias.
Importante destacar que outros oito militares também passaram por avaliação médica apenas por precaução, mas não passaram mal. Todos estão bem.