Nove turistas que visitavam a cachoeira do Serrado, em Porteirinha, ficaram ilhados após uma cabeça d’água atingir o Rio Serra Branca, nesse domingo (13). Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e seis pessoas foram resgatadas em um helicóptero.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que parte do grupo é socorrido no helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas de Montes Claros. (Veja vídeo aqui). O acionamento foi por volta de 14h e a ação de resgate terminou às 18h.
“Eles ficaram isolados sobre uma pedra devido ao volume de água no rio em um ponto após a cachoeira, causado por uma cabeça d’água. O helicóptero resgatou seis pessoas e as outras foram retiradas com uso de técnicas de resgate terrestre. Os militares fizeram um cabo aéreo ancorado em duas árvores e as vítimas usaram um equipamento de resgate de salvamento em altura”, explicou o sargento Willian Xavier Aguiar.
Segundo o militar, além desses turistas, os bombeiros também orientaram outro grupo com cerca de 11 pessoas que não conseguiam sair do local.
“Eles não conheciam a região e achavam que também estavam isolados. Os militares viram de cima do helicóptero que tinha uma via de acesso por onde eles poderiam passar e sinalizaram indicando o caminho. Eles estavam às margens do rio e saíram por conta própria”.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido e os turistas eram de municípios do Norte de Minas.
Volume de água
Cabeça d'água se refere a um aumento rápido e repentino do nível de um rio, lago ou cachoeira devido a chuvas em trechos anteriores ou mais altos do percurso.
O fenômeno é diferente de uma tromba d'água, que se assemelha a um tornado, mas tem menor intensidade e ocorre sobre superfícies líquidas, como mar ou rio.