O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (BOA-CBMMG) ganhou, na quinta-feira (29/7), um novo aliado no transporte de pacientes e de medicamentos: o Arcanjo 09. O avião, que chegou em fevereiro, passou os últimos meses sendo adaptado para receber pessoas que necessitam de transferência hospitalar, mas só nesta manhã levantou voo pela primeira vez a serviço do estado.

A estreia do Arcanjo 09, um 208B Grand Caravan EX, fabricado pela Cessna, foi no transporte de vacinas contra a COVID-19, saindo do Aeroporto da Pampulha, na região homônima de Belo Horizonte, para três municípios: Patos de Minas, Unaí e Teófilo Otoni. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fez uma publicação em suas redes sociais sobre o novo aliado da saúde no estado.
 
"Estou aqui acompanhando o primeiro voo do avião que está levando saúde para todos os mineiros. Daqui a pouco ele vai decolar levando vacina para diversas cidades", afirmou Zema.
 
Em fevereiro, o Arcanjo 09 decolou do Kansas, nos Estados Unidos, para o Aeroporto da Pampulha, onde recebeu adaptações nos últimos meses. Este é o segundo Grand Caravan da frota do BOA, que também conta com o Arcanjo 07.
 
O BOA conta com helicópteros AS-350 Esquilo, fabricados pela Helibrás, e com um Eurocopter EC145, utilizado como UTI, importante aliado para resgates e transferência de pacientes em estado crítico entre hospitais e transporte de órgãos para o MG Transplantes.
 
No caso dos Grand Caravan, a vantagem é que todo o município mineiro pode ser atendido sem que as aeronaves tenham que parar para abastecimento no meio do percurso.