O 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), de Caxias do Sul, ganhará um reforço que parece saído da TV. A partir de fevereiro, a corporação caxiense recebe uma viatura com auto escada mecânica. Conforme o Governo do Estado, o caminhão tem uma escada com 42,2 metros de alcance para combate a incêndio e de 40,7 metros para resgate. Ou seja, consegue operar em um prédio de até 14 andares.
Como explica o comandante do 5º BBM, tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, o caminhão é um ganho para Caxias. Esta é a primeira vez que a unidade caxiense recebe uma viatura nova deste tipo. Conforme comunicado do governo estadual, o caminhão é importado da Alemanha.
Com a tecnologia da nova viatura e a frota já existente, Fortes celebra que o quartel de Caxias está entre as unidades com os melhores equipamentos para missões como incêndios, salvamentos e resgates.
— Este equipamento vem para ampliar a capacidade técnica e tática nos atendimentos de combate a incêndio e salvamento de pessoas em edificações verticais, preenchendo uma lacuna que tínhamos aqui na Serra gaúcha e possibilitando um menor tempo resposta para ocorrências que dependam do uso deste tipo de viatura — afirma o comandante.
A escada ainda conta com um cesto que suporta até três pessoas. De acordo com nota do governo do RS, o tempo de subida do cesto é de 15 segundos e a ação para resgatar uma pessoa em andares altos é estimada em 16 segundos.
— Vai agilizar e qualificar o atendimento de ocorrências de incêndio ou resgate em prédios altos. E essa é a realidade de hoje, pois temos edificações cada vez mais com esses perfis em nossas cidades — relata o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior.
No ano passado, o Governo do Estado adquiriu dois destes caminhões com investimento de quase R$ 17 milhões do programa Avançar na Segurança. A outra viatura, que tem alcance para prédios de até 18 andares (ou de 55 metros), ficará em Porto Alegre.
No final de dezembro, os caminhões foram apresentados na capital gaúcha, em evento com o ex-governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB). O funcionamento das viaturas foi demonstrado junto à sede do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), um prédio de 45 metros.