O governador Romeu Zema e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias Botelho, acompanharam, nesta quinta-feira (27/4), em Machado, mais uma entrega de investimentos em proteção e defesa civil no Sul do estado.
A inauguração do moderno Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar representa um avanço significativo no fortalecimento e expansão da presença da instituição em diversas regiões de Minas Gerais. A iniciativa está em sintonia com as metas de desenvolvimento estabelecidas pelo governo estadual.
Com uma população estimada em 42 mil habitantes, o município se destaca como referência para as cidades vizinhas. A moderna infraestrutura foi estabelecida para garantir uma resposta rápida e eficiente na região, contando com um efetivo de 18 bombeiros militares e duas viaturas equipadas com materiais e recursos operacionais. Os serviços oferecidos incluem, entre outros destaques:
Atendimento à ocorrências de salvamento terrestre, em altura ou aquático;
Combate a incêndio florestal ou urbano – atendimento não apenas ao município-sede, mas também a outras cinco cidades da região: Carvalhópolis, Poço Fundo, São João da Mata e Turvolândia;
Atividades de proteção e defesa civil.
O Posto Avançado estará subordinado à da Terceira Companhia de Bombeiros Militar (1ª Cia Ind BM). A unidade está localizada na Alameda Donatillia Passos Swerts, número 1.185, no bairro Boa Fé.
Celeridade
Com a nova estrutura, o mineiro passa a ter mais segurança e agilidade para atender às ocorrências. Foi assim que o governador Romeu Zema destacou a importância do posto do CBMM, em Machado. “Essa é a 14ª unidade, das 16 que foram planejadas para o estado. Os chamados, a partir de agora, serão atendidos com mais celeridade”, disse.
Zema destacou que tragédias poderão ser evitadas ou minimizadas com a presença do Corpo de Bombeiros na região. “Na atuação do CBMMG, cada minuto faz uma diferença expressiva para salvar vidas. Apesar dos inúmeros desafios, o Governo de Minas está conseguindo devolver para os mineiros serviços de qualidade”, afirmou.
Trabalho integrado
Em conformidade com o Plano de Comando da corporação e alinhado às diretrizes governamentais, a atuação do CBMMG tem se expandido em todo o estado, levando seus serviços a um maior número de municípios.
A implantação de uma unidade em Machado é fruto de um planejamento estratégico cuidadoso. De maneira integrada, o Governo do Estado de Minas Gerais, a prefeitura municipal e o setor empresarial local colaboraram para concretizar essa significativa obra para a região e municípios vizinhos.
O investimento para a construção do Posto Avançado de Machado foi de R$ 2,3 milhões, repassados pela prefeitura. Com um prazo de 15 meses para a execução, a obra foi concluída em fevereiro deste ano.
Expansão
Para 2023, a expectativa é inaugurar três novas unidades. Desde 2019, o CBMMG já incorporou 13 estruturas, distribuídas da seguinte forma:
Em 2022, foram cinco novas unidades
1- Pelotão de Araçuaí, na região Central de Minas;
2- Pelotão de Cataguases, na Zona da Mata;
3- Posto Avançado de Guanhães, no Vale do Rio Doce;
4- Pelotão de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha; e
5- Posto Avançado de São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central do estado.
Em 2021, também foram cinco novas unidades
1- Posto Avançado de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH);
2- Pelotão de João Pinheiro, no Noroeste de Minas;
3- Posto Avançado de Bocaiúva, no Norte de Minas;
4- Pelotão de Sacramento, no Alto Paranaíba; e
5- Posto Avançado de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro.
Em 2020, houve a inauguração de três novas unidades
1- Posto Avançado de Arcos, no Centro-Oeste mineiro;
2- Posto Avançado de Francisco Sá, no Norte de Minas; e
3- Posto Avançado de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Além disso, houve a aquisição permanente do Complexo Pampulha, um espaço dedicado à formação acadêmica e ao tráfego de aeronaves. O investimento totalizou R$ 130 milhões, incluindo a aquisição de 229 viaturas, o recebimento de 143 veículos por meio de doações, a compra de cinco novas aeronaves e uma específica para combate a incêndios.
O comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon, ressaltou o avanço, nos últimos quatro anos, da presença nos municípios mineiros. Hoje, são 89 municípios com unidades da corporação.
“A inauguração em Machado representa uma diminuição do tempo de resposta em uma região que tem peso relevante no Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais”, destacou, fazendo também um agradecimento ao governador pelo apoio ao plano de expansão.
Ele enfatizou, ainda, o trabalho de excelência prestado pelos militares e o reconhecimento internacional. “Somente nesta gestão, cumprimos quatro missões internacionais. Mas isso só é possível graças ao nosso atendimento diário com qualidade”, finalizou.