O novo quartel do corpo de bombeiros da Zona Norte de Caxias do Sul será inaugurado no próximo dia 24 de fevereiro, a partir de 18h. Uma cerimônia do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) marca a reabertura do serviço na região do município, depois que o antigo prédio foi desativado em 2016. A abertura deve contar com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB). De acordo com assessoria de imprensa do governo, a vinda para o município está prevista na agenda de Leite, que também deve participar da abertura da Festa das Colheitas 2023. 

De acordo com o tenente-coronel do 5º BBM, Julimar Fortes Pinheiro, a reabertura marca uma "vitória" para a comunidade. O tenente-coronel lembra que o novo quartel oportuniza o antigo prédio da corporação na região, no bairro Pôr do Sol, seja reformado enquanto o serviço está em funcionamento na região. O plano futuro é retornar ao antigo prédio, que é patrimônio público. 

No dia da inauguração, 12 novas viaturas e caminhão com autoescada mecânica da marca Magirus também serão entregues. O novo quartel tem uma posição estratégica, próxima à rodovia RS-453, e beneficia uma população de cerca de 100 mil pessoas.

Desde janeiro, o 5º BBM trabalhava na adaptação do novo quartel da Zona Norte, localizado em um pavilhão no bairro Pioneiro. O espaço foi alugado pelo governo do Estado. A reabertura do quartel na região se deu pelo recebimento de mais efetivo (foram 14 novos soldados na formatura em dezembro) e de equipamento, como mais uma viatura de combate a incêndio.

Além de Eduardo Leite, a reabertura do quartel da Zona Norte contará com outras presenças políticas, como do prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB), e do vereador Zé Dambrós (PSB), que coordenou a Frente Parlamentar na Câmara de Vereadores que defendia a reabertura do prédio na região. Os deputados estaduais Neri, o Carteiro (PSDB) e Carlos Búrigo (MDB) também serão convidados, bem como o ex-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) e o ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros do RS, o coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior.