As chuvas da noite de quarta-feira e madrugada de quinta fizeram os números de famílias desabrigadas subir de 104 para 226 no Rio Grande do Sul. Segundo cálculo da Defesa Civil, 1.846 pessoas necessitaram de abrigos providos pelo governo, contra 452 de quarta-feira. O número de cidades em situação de emergência subiu de 28 para 30.
Lagão e São Nicolau foram os dois municípios que entraram com o pedido para receber recursos emergenciais. Além das duas cidades, 28 já haviam entrado com a requisição, são elas: Barão de Cotegipe, Três Arroios, Ponte Preta, Miraguaí, Irai, Cristal do Sul, Uruguaiana, Boa Vista das Missões, Paim Filho, Tiradentes do Sul, Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Tenente Portela, Panambi, Cristal, Sertão, São Jerônimo, Tunas, São José das Missões, Itaqui, Casca, São Borja, Pedras Altas, Boqueirão do Leão, Dom Pedrito, Barros Cassal e Vila Lângaro.
A Defesa Civil calcula que o número de famílias desalojadas em função das chuvas chega a 673 – cerca de 2.944 pessoas. Segundo o boletim, os danos da chuva já atingiram 74 cidades gaúchas. O nível do rio Uruguai está aumentando em todos os locais que recebem a água. Em São Borja, Itaqui, Irai e Uruguaiana registraram o aumento do volume.
A Defesa Civil segue em estado de alerta, com o monitoramento das Coordenadorias Regionais em conjunto com os municípios. Para outras informações ou entrar em contato com a instituição o telefone é (51) 3221.7098.
Fonte: Correio do Povo
Foto: Gabriel Martins Parizzi / Rádio Missioneira / Especial / CP