No dia 22 de abril, houve a troca de comando no Corpo de Bombeiros, o Coronel Evilton Pereira Dias passou o comando ao Tenente Coronel Adriano Krukoski Ferreira.

 

Agradecemos ao Cel. Evilton pela sua atuação responsável como líder institucional na conquista da Emancipação.

 

Parabenizamos o TC. Krukoski, profissional qualificado pela assunção ao Comando dos Bombeiros.

 

Contudo, percebe-se para que estas mudanças no comando ocorressem se fez necessária a transferência de Oficiais Bombeiros mais antigos para o desempenho de atividades na Polícia Militar, o que infelizmente lamentamos e reafirmamos nossa posição contrária a estas transferências.

 

A ABERGS como entidade representativa de classe não interfere em assuntos como nomeação de comandantes, porém não pode deixar de manifestar sua preocupação com uma instabilidade institucional que se avizinha devido à quebra da hierarquia ocasionada pelas transferências destes Oficiais, consequentemente causando turbulência no oficialato e insegurança no efetivo, somado ainda mais pela vinculação da possibilidade de Oficiais da Polícia Militar migrarem para a nova instituição, Corpo de Bombeiros, gerando um sentimento de desprestígio aos “Homens do Fogo” que sempre lutaram pela independência da instituição e pela melhoria dos serviços de Bombeiros.

 

Preocupa ainda, a ausência de um Coronel no Comando do Corpo de Bombeiros Militar, conforme previsto na Constituição Estadual, o que configura um descumprimento da nossa Carta Magna por parte do governo, tornando assim o Corpo de Bombeiros frágil perante as outras instituições.  

 

Mesmo emancipados, ainda seguimos nos comportando como um departamento da Brigada Militar, o que nos entristece e ao mesmo tempo nos preocupa devido ao período de transição administrativa findar-se no máximo em 02 de julho de 2016.

 

A ABERGS reafirma que seguirá firme na batalha, disseminando e consolidando a cultura emancipatória nos integrantes do Corpo de Bombeiros, governo e parlamentares, para que assim a sociedade gaúcha receba serviços públicos de maior qualidade.

 

Por fim, expressamos nossa solidariedade e total apoio para que nossos bombeiros retornem a sua verdadeira casa.

 

Ao novo comandante, TC. Krukoski desejamos um profícuo comando e sucesso na estruturação do Corpo de Bombeiros Militar.