Chegam a quase 20% de execução as obras do novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), que está sendo construído no terreno onde estava localizado o Edifício Andrea. O residencial desabou em outubro de 2019, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. 

A construção teve início no ano passado, após autorização publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 12 de setembro de 2022. O investimento é de R$ 2,9 milhões do Tesouro do Estado com prazo de 20 meses para conclusão dos trabalhos, a partir da ordem de serviço.

Nesta quarta-feira (10), o Coronel Comandante-Geral e o Coronel Comandante-Geral Adjunto, Cláudio Barreto e Wagner Maia, acompanharam o andamento das obras. Conforme o engenheiro encarregado da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), Roberto Bringel, atualmente, estão sendo levantadas as estruturas do 2° pavimento do prédio.

“Já foram executadas as estruturas de concreto do subsolo, térreo e 1° pavimento, estamos executando o 2º pavimento. O projeto contempla todo o necessário para a operação da corporação, como estacionamento para viaturas, alojamentos, vestiários, banheiros, refeitório, salas administrativas, recepção, entre outras dependências”, disse ele. 

REFORÇO OPERACIONAL

Companhia 15 de Outubro, cujo nome faz alusão ao dia da tragédia, terá uma área construída de 831m², dentro de uma área de 580m², entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Tomás Acioli. 

Executada com uma proposta sustentável, o projeto inclui sistema de energia solar, cobertura verde, entre outros equipamentos. A estrutura vai permitir reforço operacional dos bombeiros na região dos bairros Aldeota, Dionísio Torres, Meireles, Varjota, Cocó, Guararapes, e outros bairros adjacentes.

O novo prédio do Corpo de Bombeiros terá, além de subsolo, mais 3 pavimentos com as seguintes estruturas: 

  • integrado com memorial

  • Jardim

  • Bicicletário

  • pátio interno

  • Academia

  • Auditório

  • Refeitório

  • Garagem

  • Alojamento 

  • sala para o Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio (Cepi)

 

QUEDA DO EDIFÍCIO ANDREA

No dia 15 de outubro de 2019, Fortaleza viveu uma tragédia com comoção nacional ao causar a morte de nove pessoas: o Edifício Andréa, com 7 andares, e com alguns moradores ainda nos apartamentos, desabou completamente.

Agentes públicos trabalharam mais de 100 horas seguidas no resgate de vítimas resgatadas com vida, de corpos e dos escombros.

Ao redor do terreno em que ficava o prédio, dezenas de voluntários se revezavam para dar apoio aos trabalhadores e às famílias que aguardavam notícias de parentes. Cerca de 130 bombeiros participaram das ações, que duraram até o dia 19 de outubro.