Na terça-feira (20/10), a Brigada Militar realizou a formatura de 122 oficiais superiores em cursos para ascensão profissional no auditório da Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, no qual encontravam-se em formação integrada Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar.

 

Se fizeram presentes o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, o comandante-geral e o subcomandante da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira e coronel Paulo Moacyr Stocker dos Santos, o chefe do Estado Maior da BM, coronel Andreis Silvio Dal Lago, o diretor do Departamento de Ensino, coronel Jorge Reginaldo Petersen, o comandante da APM, tenente-coronel Vitor Hugo Konarzewiski, demais oficiais, autoridades civis, familiares e amigos dos formandos.

Pela manhã, a formatura do Curso Avançado em Administração de Policial Militar (CAAPM-2015) reuniu 69 capitães que se qualificaram como gestores na área de administração pública, com ênfase na segurança pública. O Curso também habilitou os formandos a participarem do processo decisório na elaboração e execução de políticas públicas de segurança.

 

À tarde, o Curso de Especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública formou (CEPGSP-2015) formou 53 majores e Tenente-Coronéis que aperfeiçoaram seus conhecimentos com ênfase na segurança pública. O Curso também qualificou os alunos a participarem do processo decisório na elaboração e execução de políticas de segurança, tendo como eixo de orientação e análise da realidade social e da função no estado democrático e de direito.

 

O primeiro colocado, Tenente-Coronel Bombeiro, Cleber Valinodo Pereira, foi agraciado com a medalha Tiradentes, cujo objetivo é distinguir o mérito intelectual do aluno durante o Curso.

O Tenente  Coronel Cleber é o atual comandante do 5° Comando regional de Bombeiros em Caxias do Sul, possui o título de Bacharel em Educação Física pela Universidade FEEVALE e atualmente está cursando o Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano pelo UNILASALLE, motivo pelo qual apresentou o trabalho final de conclusão de curso com foco na saúde dos servidores que atuam no combate a incêndios, com o seguinte tema: “A Prevalência de Sintomas Respiratórios em um Subgrupamento de Bombeiros Militares no Estado do Rio Grande do Sul”.

 

A ABERGS parabeniza a todos os Oficiais Bombeiros Militares por mais esta conquista, tendo a convicção que futuramente os conhecimentos serão aplicados na estruturação do Corpo de Bombeiros Militar.