Os passageiros de um ônibus da Unesul que saiu de Porto Alegre com destino a Bom Jesus (SC), na tarde deste domingo (4), precisaram fazer uma parada forçada durante a viagem pela BR-386. Em Pouso Novo, a cerca de 160 quilômetros da Capital, quem estava mais ao fundo no coletivo percebeu a presença de fumaça e logo avisou o motorista.
O condutor resolveu parar para verificar se havia algum problema no veículo. O estudante de Engenharia Ambiental Hendryo dos Santos Machado, 17 anos, que mora em Novo Hamburgo e seguia para Erechim, onde estuda, acompanhou a "vistoria". Logo, notaram um vazamento de óleo, que quase no mesmo instante em que observavam, começou a pegar fogo.
— Batemos nas janelas para acordar quem estava dormindo e pedimos para que o pessoal fosse descendo e pegando as coisas. Só não conseguimos pegar uma mala — conta Hendryo.
O ônibus havia partido de Porto Alegre às 13h, e o incidente ocorreu por volta das 16h. Nenhum passageiro se feriu. Todos, cerca de 15 pessoas, foram realocados em um ônibus da Ouro e Prata, empresa que comprou a Unesul no ano passado. Eles foram levados até Soledade, onde embarcariam em outro coletivo da empresa para seguir viagem. O motorista ficou à espera do socorro do corpo de bombeiros.
O Grupo Ouro e Prata informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que um problema no motor provocou o vazamento de óleo, que, em contato com peças muito quentes, acabou pegando fogo. O veículo tem pouco mais de 10 anos. A empresa reforçou que não houve feridos e que prestou assistência imediata aos passageiros.
Veja o vídeo clicando AQUI
Fonte: ZH / Foto: Hendryo dos Santos Machado / Arquivo Pessoal