Foi oficializada a troca no comando-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. O coronel Onir Mocellin, 54 anos, deixará a função por opção do novo secretário de Segurança Pública do Estado (SSP), Alceu de Oliveira Pinto Junior, que tomou posse nesta terça-feira (20). O substituto no comando dos bombeiros será o coronel João Valério Borges, 53 anos, atual subcomandante-geral.
Uma reunião no começo da tarde dea segunda-feira (19) confirmou a troca. Borges é natural de Alvorada (RS) e entrou na corporação em 1985. Era subcomandante desde julho do ano passado. Antes de vir para a Capital, era comandante da 2ª Região de Bombeiros Militar em Lages.
Uma solenidade para efetivar o ato deve ocorrer entre o final desta semana e o começo da próxima. Mocellin irá para a reserva remunerada dos bombeiros depois de quase 35 anos de serviços na corporação.
Troca em todas as forças de segurança
Com a mudança nos bombeiros, o novo secretário consolida novos nomes em todas as forças de segurança do Estado. Em solenidade nesta terça-feira, às 9h30min, na sede da SSP, em Florianópolis, Alceu assume a secretaria e dá posse ao novo delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Ghizoni. O delegado Luiz Ângelo Moreira, oriundo da Serra Catarinense, será o delegado-geral adjunto.
Na próxima quinta-feira, às 10h, o coronel Araújo Gomes entrará oficialmente no comando-geral da Polícia Militar (PM). O coronel Claudio Roberto Koglin será o subcomandante-geral.
Mudança na diretoria-geral do IGP
A nova cúpula da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP)também decidiu substituir o atual diretor do Instituto Geral de Perícias (IGP). Miguel Acir Colzani deixará o cargo nos próximos dias depois de três anos. Ele assumiu a função em janeiro de 2015.
No lugar dele será empossado Giovani Eduardo Adriano, até então diretor da Academia de Perícia do IGP. Adriano já comandou o instituto e deixou o posto em 2010. Ele é ligado ao PMDB, partido do governador em exercício Eduardo Pinho Moreira. Colzani voltará a atuar como perito criminal em Palhoça, onde é lotado.
Fonte: ÂNDERSON SILVA / Diário Catarinense
Foto: Krislei Oechsler / CCS/CBMSC / CCS/CBMSC