O Corpo de Bombeiros lançou a campanha preventiva "Operação Alerta Verde" na última quinzena de março. A iniciativa tem como objetivo a conscientização e mobilização da população para a prevenção a incêndios, sobretudo em lotes desocupados.

Durante a ação, equipes de militares visitam os locais considerados vulneráveis e que apresentam grande área de vegetação e lotes vagos orientando, repassando folhetos, dicas e medidas preventivas para evitar esse tipo de ocorrência. A campanha é realizada em todo estado de Minas Gerais, e já na primeira semana diversas cidades já realizaram as visitações, entre elas, Frutal e Iturama no Triângulo Mineiro.

Conforme os bombeiros, para a campanha também foi traçada uma estratégia diferente para o plano de enfrentamento ao período de estiagem, que ocorre entre junho e setembro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a antecipação de vistorias em lotes diminuirá a quantidade de possíveis focos no período mais crítico.

Além disso, a corporação busca um estreitamento da comunicação com as prefeituras para reforçar tanto as fiscalizações e a identificação de incendiários, bem como a punição.

Números

O 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares, que abrange Uberaba, Araxá, Frutal, Iturama e Campos Altos, registrou 983 ocorrências de incêndio em vegetações em 2020. Em 2021, até a primeira quinzena de março, foram registrados 30 casos de incêndio pelo Batalhão.

Uberlândia, em 2020, teve 2200 ocorrências de incêndio registradas. Esse número equivale a um aumento de 63% de casos, em relação a 2019.

O Sargento Mourão, do Corpo de Bombeiros Militares de Uberlândia, explicou como alguns incêndios são gerados nesses lotes vagos.

"As pessoas deixam os lotes sujos, com lixo obstruído. Chega uma situação em que alguém joga o final de um cigarro, ou jogam pedaços de vidro com algum líquido dentro, onde quando a temperatura está muito alta o sol reflete e faz uma lupa com o vidro e gera um incêndio."

Segundo Mourão, durante a campanha será verificado lotes vagos nas cidades para fazer um levantamento que evite que esses lotes vagos gerem incêndios durante o período de estiagem, com baixa umidade do ar e altas temperaturas.

O G1 entrou em contato com o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que cobre a região de Uberlândia, Ituiutaba, Araguari, e Patos de Minas, para saber os dados de ocorrências de incêndio de 2020 e no começo de 2021. Contudo, nãoobeteve respostas até a última atualização desta reportagem.