O Coordenador-Geral da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, e o Coordenador Regional do Litoral Norte, 2° Sargento Jeferson França, participaram na sexta-feira (22) do Painel Operação Verão que Queremos. Com organização da ABERGS e com a participação de associações representativas dos Guarda-vidas Militares e Civis, além do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, a atividade aconteceu em Torres, Litoral Norte do Estado.

Conforme o Coordenador Geral da ABERGS, a proposta do evento foi reunir as associações que interagem com a atividade de Guarda-Vidas, para debater e auxiliar o CBMRS dentro das condições de cada uma. “Debatemos as ações estruturais, a realidade apresentada pelo CBMRS, e destacamos que as associações podem e estão dispostas a ajudar; assim como a ABERGS, que há alguns anos contribui para o fomento de reajuste das diárias”, disse o Tenente Coronel Ederson.

Cada uma das entidades apresentou demandas que foram apontadas pelos Guarda-Vidas do Litoral Sul, Norte e de Águas Abrigadas, visto que embora o serviço em sua integralidade seja organizado pelo CBMRS, cada uma das regiões tem suas peculiaridades, assim como as necessidades dos Guarda-vidas Militares, como do Civil temporário.

Durante o painel, que durou mais de seis horas, as entidades apresentaram demandas e propostas ao Comando, assim como o Comando apresentou ações que são necessárias para estruturação da próxima Operação Verão. “É de entendimento tanto do CBMRS quanto das associações fazer com que os municípios também compreendam a sua responsabilidade nestas atividades, seja na montagem das guaritas para o período; condições para que o serviço seja executado; como da mesma forma a necessidade de legislação aos Guarda-Vidas Civis Temporários, que será encaminhada ao Governo do Estado, visto que já venceu a atualização desta legislação”, destacou o Tenente Coronel Ederson Franco.

Auxilio ao CBMRS, onde todos terão a intenção de uma melhora na atividade, no serviço, seja para a reposição, reajuste no valor das diárias; a salarial dos temporários; as parcerias público/privadas que muitas vezes tem interesse na participação da operação fazendo melhorias nas guaritas, manutenção.

No final do painel, foi elaborada uma carta, pontuando tudo o que foi falado no debate, para posteriormente ser entregue ao Comando do CBMRS, para que possa dar continuidade aos debates no decorrer do ano, até o início das atividades da Operação Verão, que se dão partir de outubro de 2022, com as seleções.

A ABERGS mais uma vez entende que a atividade do CBMRS, em sua missão, deve ter o envolvimento e a participação dos entes que visam o melhor, e que tem a interação desta atividade dos Guarda-Vidas. Somente assim nós teremos e iremos alcançar uma melhora significativa das atividades.

Participaram do painel o Prefeito de Torres, Carlos Souza que destacou a importância das associações, que contribuem muito para o desempenho das funções das prefeituras e do Comando; os vereadores, Moisés Trisch e Igor Bereta; da ASAVIME, Fábio Eduardo Spohn; da ABRASVIC, Marco Aurelio Montemezzo Vargas, Mariana de Bem Macedo, Fábio Corrêa e Thainã Martinez; da ASASUL, Jean Carlo Mirapalheta dos Santos e Eduardo Henriques Pinto.

Pelo CBMRS, além dos Oficiais acima citados o 1° Tenente Rafael, Comandante do Pelotão dos Bombeiros Militares de Torres. O próximo encontro entre as associações de Guarda-Vidas será feito no Litoral Sul, com organização da ASASUL.

 


ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!