Neste verão, após a pandemia, as praias brasileiras estão com um movimento intenso de banhistas. Nas praias gaúchas não é diferente.  mais próximas de casa e assim gerando economia, as praias gaúchas são o destino preferido de muitas famílias de Passo Fundo, da região e até de estrangeiros, como o caso dos argentinos. Com todo este aumento de banhistas o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul intensifica as ações de prevenção a afogamentos, bem como de resgates.  A Uirapuru diariamente e de forma tradicional traz informações em caráter educativo e informativo com o Tenente Paulo Roberto de Souza, dos Bombeiros.

Em sua participação de ontem (09), o Tenente explicou que o final de semana foi marcado pelo vento nas praias gaúchas, o que deixou o mar em bandeira amarela.  Esta denominação pede cuidado, em especial com a formação de buracos na areia, sob as águas.  Conforme o Tenente Paulo Roberto, desde o dia 17 de dezembro os Bombeiros já realizaram 304 salvamentos em todo o Estado.  Também foram realizadas 72 ações preventivas, visando evitar que os banhistas se exponham ao risco indevido.

O Tenente Paulo Roberto destaca que todos os profissionais estão dispostos para garantir a segurança dos banhistas, mas lembrou que é preciso tomar cuidado com as águas, em especial nos lugares visitados pela primeira vez.  destaca-se a necessidade de obedecer também as recomendações de segurança.