A ambulância dos bombeiros ficou parada no final de semana e a explicação é que foi devido a uma questão de efetivo local. Sobre o assunto a Rádio Uirapuru conversou com o comandante da 1ª Companhia do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, capitão Fornasier. Ele explica que nesta época do ano, de veraneio, vários bombeiros são deslocados de seus batalhões para atuar como salva-vidas na Operação Verão, no litoral. Mesmo assim, o comandante garante que os atendimentos não são comprometidos.
Em relação ao fato com a ambulância no final de semana, Fornasier afirma que foi algo pontual. De acordo com ele, o efetivo que estava de plantão precisou prestar apoio no atendimento de uma ocorrência em Soledade e, por isso, de forma momentânea, o batalhão ficou desguarnecido.
Conforme ele, o feriadão de Ano Novo registrou duas ocorrências graves: um afogamento em Ibirapuitã e um acidente em Soledade, que demandou a atuação dos bombeiros. No mais, o feriado foi considerado tranquilo pelo comandante. Na ocorrência do afogamento, o comandante explica que Passo Fundo tem uma equipe de mergulhadores. No entanto, bombeiros de Porto Alegre foram deslocados para as buscas. Fornasier destaca que essa é uma companhia específica para o atendimento desse tipo de ocorrência que fica de prontidão para atender todo o Estado. Sendo assim, os mergulhadores do Batalhão de Passo Fundo prestam apoio para essa equipe, quando necessário.