A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) apoia o Outubro Rosa, e também todas as mulheres para que façam o autoexame, prevenindo assim que a doença seja descoberta em estágio avançado. Cuidar das mulheres também é nossa obrigação, já que também temos em nossa corporação bravas e valentes mulheres, que colocam sua vida muitas vezes em risco para salvar o próximo.

Fique por dentro de algumas curiosidades e dicas que separamos para vocês:

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. O movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas de realização de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

Sintomas

- Nódulo endurecido
- Abaulamento de uma parte da mama
- Inchaço da pele
- Vermelhidão no local
- Inversão do mamilo
- Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas
- Sensação de nódulo aumentado na axila
- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo
- Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos
- Inchaço do braço
- Descamação ou coceira

O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento preventivo deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual. 
Nele, as mulheres devem estar atentas também a alterações como retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescem e não somem. Porém, apresentar um desses sintomas não significa que há câncer, mas é um indicativo de que é preciso procurar um médico.
 

98% de chances de cura

Os sinais e sintomas do câncer de mama podem variar de mulher para mulher. Algumas podem não apresentar nenhum, enquanto outras podem ter todos. A medicina não é matemática, cada organismo reage de um jeito. O mais importante é a mulher conhecer o próprio corpo para detectar, antecipadamente, o possível tumor. Quando precoce, o câncer de mama tem 98% de chances de cura.

Exame gratuito

O Ministério da Saúde faz um grande esforço para que estados e municípios aumentem a oferta de mamografia, inclusive adotando a estratégia da mamografia móvel, que são carretas que vão para o interior, para a periferia das grandes cidades, alertando sobre a importância, não só do diagnóstico, mas de começar o tratamento em até 60 dias depois do diagnóstico.

Fonte: Mensagens com amor