O treinamento de noções de primeiros socorros, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) para servidores do Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Professor Orlando Bitar, em Belém, realizado na manhã da sexta-feira (17), é um dos primeiros passos para a criação de um “Plano de Ações em Emergências e Abandono Seguro de Áreas”.
O objetivo é implantar o plano na creche nos próximos meses, a fim de fortalecer a intervenção dos profissionais quando houver necessidade, buscando a proteção e preservação da vida de toda a comunidade escolar. Mais de 500 crianças são atendidas pela Creche Professor Orlando Bitar.
“O foco desse treinamento é aproximar a temática do corpo de funcionários da creche, trazendo as mais diversas possibilidades de emergência que podem acometer um ambiente, que vão desde os princípios de incêndio a questões de emergências traumáticas ou clínicas. Os profissionais precisam estar preparados para essas demandas, o que traz segurança para os próprios servidores, para as crianças e os pais ou responsáveis, que podem contar com um ambiente seguro”, enfatizou o sargento Henrique Ferreira, do 3° Grupamento Bombeiro Militar, localizado em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), que ministrou o treinamento.
Cerca de 80 servidoras participaram da capacitação, direcionada especificamente a tipos de eventos/sinistros de Urgências e Emergências que podem ocorrer dentro da creche por conta das características físicas do local e pela atividade desenvolvida.
Conhecimento faz a diferença - A auxiliar de classe Valdenise Soares considerou a iniciativa fundamental para disseminar conhecimentos. “Infelizmente, há anos eu já vivi uma triste experiência de princípio de incêndio, por conta de um curto circuito em uma geladeira. Nessa hora tudo é muito difícil, e nós precisamos de ações assertivas para evitar que o medo nos impeça de conseguir minimizar as consequências. Saber o que devemos fazer faz toda a diferença, e podemos ajudar da melhor forma. Assim como o treinamento sobre engasgo, que também foi realizado pelos Bombeiros aqui, neste ano. Iniciativas como essa são essenciais, porque lidamos com crianças todos os dias”, ressaltou a profissional.
'Lei Lucas' - Em junho deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do Programa Escola da Vida (PEV), promoveu um treinamento para atendimentos emergenciais em bebês e crianças na creche. A iniciativa atende à Lei 13.722, conhecida como “Lei Lucas”, que torna obrigatória a qualificação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino, públicos e privados, de educação básica e estabelecimentos de recreação infantil em todo o Brasil.
A legislação faz referência ao menino Lucas Begalli, 10 anos, que morreu após se engasgar com alimento em um passeio promovido pela escola, em São Paulo (SP), sem que nenhum membro da equipe escolar tivesse treinamento em primeiros socorros para evitar a tragédia.
“A creche é um bem valioso para nós. Crianças são anjos, luz e amor. Precisamos ter o maior cuidado possível com elas. Zelar como se fossem nossos filhos. A série de treinamentos que recebemos são muito importantes, porque os pais deixam seus filhos aqui e vão trabalhar, sabendo que eles estão em um local seguro, com profissionais preparados para as diversas ocorrências. Um treinamento como esse traz segurança e aprendizado para as nossas vidas”, disse a professora de Educação Infantil Patrícia Abreu.
Serviço: O Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Professor Orlando Bitar fica na Avenida Governador José Malcher, nº 793, bairro Nazaré.