Ao longo do ano passado, o Banco de Leite Humano (BLH) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) coletou 3.153 litros de leite materno, que atenderam a um total de 2.265 recém-nascidos internados nas unidades neonatais do hospital.
Esse atendimento só foi possível em razão da solidariedade das doadoras, mulheres que estão amamentando seus bebês e possuem excedente de leite e sabem a importância do leite materno para a vida, como é o caso da esteticista Sineide Simões, que começou a doar leite há 7 meses e se tornou uma doadora constante.
"Quando iniciei o processo de amamentação do meu filho, eu sofria muito com mastites e empedramentos da mama, pela produção exacerbada, e cheguei até a desprezar o excesso. Todo esse problema acabou depois que eu comecei a doar leite, foi a melhor coisa que eu fiz pois eu parei de sofrer e hoje eu compreendo que muitos bebês estão sendo alimentados e me alegra muito saber que o meu leite tá salvando vidas!", afirma Sineide, que continua amamentando o filho, José Kaique.
Com o apoio do Projeto Bombeiros da Vida do Corpo de Bombeiros do Pará, a captação de leite e o número de doadoras cresceram em 2023. O aumento mais expressivo foi identificado no número de doadoras, que atualmente é de mais de 2.500, 10% maior que em 2022.
Para alcançar mais doadoras, a Santa Casa investiu em campanhas de divulgação e ações de capacitação e sensibilização. Quanto ao projeto Bombeiros da Vida, este inovou na captação de doadoras, participando de operações especiais da corporação, mas também manteve a gentileza e o cuidado que já são marca registrada da identidade dos bombeiros da vida nas mais de duas décadas de atuação do projeto.
"Sempre que é realizado um cadastro, nós recebemos essa mãe com muito carinho. Durante todo o período que ela doa, nós procuramos chegar na casa dela com gratidão, com alegria e com respeito a ela e a sua rotina, sempre lembrando que ao doar ela beneficia os 140 bebês que estão internados nas unidades neonatais da Santa Casa", conta a subtenente Rubenita, coordenadora do Projeto Bombeiros da vida. A coordenadora aproveita para reforçar que todo o processo é realizado sem que a doadora precise deixar sua casa, garantindo a ela comodidade e segurança.
"A doadora liga para o Bombeiros da Vida, e não precisa sair de casa, pois a nossa equipe vai com maior prazer buscar a doação na casa da doadora. A visita é agendada semanalmente para buscar o leite e levar o kit de coleta. Temos coleta todos os dias e programamos as rotas por dia, definindo os bairros que serão visitados. E a gente reforça para as mães que estão amamentando e tem excedente de leite: Seja uma doadora e salve vidas!", reforça a subtenente.
Em 2024
Para o ano de 2024, a meta do Banco de Leite da Santa Casa é ampliar, ainda mais, o número de doadoras e a quantidade de leite coletado para chegar a 400 litros por mês, atendendo de forma mais adequada aos recém nascidos internados nas unidades neonatais da instituição.
Segundo informa o Ministério da Saúde, a doação de leite materno é essencial para a recuperação de prematuros e bebês de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de ajudar no desenvolvimento mais saudável para essas crianças, ao longo da vida. A nutricionista e coordenadora do BLH da Santa, Cynara Souza, reforça alguns dos benefícios do leite materno e da amamentação.
"São inúmeros os benefícios do leite humano para os recém nascidos, especialmente para os de baixo peso e prematuros internados na Santa Casa. O leite humano é o alimento mais completo nutricionalmente, possui água, sais minerais, calorias e outros nutrientes e fatores que ajudam na proteção contra infecções e doenças, proporcionando a recuperação e o desenvolvimento desse bebê", explica a nutricionista.
A estratégia Banco de Leite Humano integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. Criado em 1987, o BLH da Santa Casa é referência no Estado, sendo o segundo de maior captação na região norte. Além de realizar a coleta, processamento, armazenamento e distribuição de leite humano aos bebês prematuros e de baixo peso da Santa Casa, o BLH orienta e dá apoio à amamentação, como o atendimento ambulatorial às mães com dificuldades na amamentação, desenvolve campanhas educativas e promove oficinas de sensibilização em aleitamento materno.
Doação de leite - Toda mulher que amamenta seu bebê pode doar leite materno para o Banco de Leite da Santa Casa. Ela precisa estar bem de saúde e ter excedente de leite. O formulário para o cadastro para ser doadora está disponível no link.
O cadastro também pode ser realizado pelos telefones: 988996326 (WhatsApp), 3251-7311 ( Banco de Leite) ou 3251-7212 ( Bombeiros da Vida).