A Escola Municipal do Ensino Fundamental Honorato Filgueiras, em Belém, foi a unidade escolar escolhida para uma simulação de abandono de área em caso de incêndio, promovida pelo Corpo de Bombeiros e a Coordenação Estadual da Defesa Civil, na sexta-feira (24). A ação integrou a programação de aniversário do 21° Grupamento Bombeiro Militar.

Os militares do 21° Grupamento-Comércio realizaram instruções com os profissionais da escola, ao longo desta semana. A comunidade escola foi orientada sobre como proceder em situações de emergência para minimizar os danos, os riscos e, claro, evitar o pânico.

A ação realizada, em conjunto com os professores de oito turmas e aproximadamente 50 alunos, faz parte da capacitação que tem como base a Lei Lucas para efetuar treinamento, instruções e formar pequenas brigadas de incêndio, possibilitando que as escolas possam dar uma primeira resposta em caso de sinistro em área escolar.

O tenente-coronel, Jairo Silva Oliveira, comandante do 21° grupamento Bombeiro Militar, conta um pouco sobre a atividade: "Tivemos a participação de viaturas de incêndio e resgate, e mais a atuação da brigada que foi instruída durante a semana para fazer a evacuação dos alunos. Isso tudo vem ao encontro com o que nos propusemos a melhorar no nosso serviço prevencional, afinal de contas, a emergência só acontece onde falha a prevenção."

A professora Maria Leonor destaca a importância do treinamento para os professores e alunos da escola: "Estamos honrados pelo Corpo de Bombeiros estar aqui realizando esse treinamento com nossas crianças e principalmente conosco".

"Não foi apenas um treinamento, como também uma formação, pois o que aprendemos é de grande valia tanto para a escola e educação, quanto para as nossas vidas e de nossos alunos. É mais válido termos o conhecimento mesmo nunca precisando salvar, do que precisar e não ter. Aprendemos e poderemos ensinar ainda melhor. Agradecemos esta oportunidade pois sem o conhecimento, não podemos salvar", disse a professora.
 
O Grupamento também orientou os vendedores da área do Comércio sobre a utilização segura de cilindros de gás de cozinha e ofereceu a troca dos registros de gás e mangueiras. Também houve a doação desses equipamentos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, as ações buscam aprimorar os serviços prestados à população e maior aproximação com as comunidades onde as unidades dos Bombeiros estão inseridas.