O Paço Municipal de São José dos Campos passa por obras de adequação após apontamentos do Corpo de Bombeiros para conseguir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O valor do certame foi fechado em R$ 618 mil e a empresa terá seis meses para concluir.

De acordo com a prefeitura, o Corpo de Bombeiros vistoriou o prédio e orientou as medidas a serem tomadas para emitir o AVCB. A partir das orientações, a Prefeitura contratou a empresa que iniciou as obras no fim de outubro e tem um prazo de seis meses para a conclusão.

De acordo com o secretário adjunto de gestão administrativa e finanças, Erllin Monteiro, as alterações solicitadas pelos bombeiros são focadas em modernizar o prédio que tem cerca de 40 anos.

“O paço é um prédio de 40 anos, foi construído no final da década de 70. É importante dizer que o prédio possui todos os equipamentos de combate ao incêndio. Estamos fazendo a modernização do prédio para conseguir o AVCB e atender a legislação vigente”, disse Erllin.

     

O secretário adjunto explica que haverá quatro principais modificações no prédio:

- Instalação de um sistema de alarme de incêndio e iluminação de emergência mais modernos;

- Instalação de um hidrante no meio de cada andar (atualmente cada andar conta com um em cada ponta);

- Substituição da porta corta-fogo por uma mais leve e moderna;

- Substituição dos corrimãos intermitentes por ininterrupto.

 Haverá também troca dos drywall que são as “paredes falsas” de repartições dos setores. Erllin explica que quando o paço foi construído não existiam materiais resistentes ao fogo como é possível encontrar hoje no mercado. As outras alterações elétricas e hidráulicas previstas no projeto são de suporte as mudanças principais.

A prefeitura disse ainda que o Paço Municipal possui equipe de brigadistas treinada pelo Corpo de Bombeiros e que o prédio possui rotas de fuga definidas e todos os equipamentos obrigatórios como extintores de incêndio, hidrantes de água, mangueiras e alarmes de incêndio em todos os andares. Disse ainda que os funcionários passam por exercícios simulados de evacuação em caso de incêndio.