A primeira corporação de Bombeiros no Brasil foi criada por Dom Pedro II, no dia 02 de julho de 1856, por isso o Imperador foi consagrado patrono dos Corpos de Bombeiros Militares brasileiros e a data marcada como o Dia Nacional do Bombeiro.  O Decreto Federal 1775, regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil.

Na mesma legislação foi instituído que durante a semana que compreende o dia 02, deve ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção contra Incêndio, visando atividades que minimizam as ocorrências.

Com a Proclamação da República, os Estados que possuíam melhores condições financeiras passaram a construir seus próprios Corpos de Bombeiros. As primeiras corporações foram criadas dentro de estruturas das Forças Estaduais, como eram chamadas as Polícias Militares.

A Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, orgulha-se em ser a única entidade no Rio Grande do Sul, que representa Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros Militar. Por trabalhar diariamente pela garantia de direitos dos bombeiros e bombeiras do Estado, que renunciam muitos momentos de sua vida para salvar e proteger vidas e patrimonios. 

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!