Na manhã da quinta-feira (25), a ITAIPU Binacional realizou seu primeiro simulado de atendimento a múltiplas vítimas (AMUV). A ação desenvolveu-se na área de treinamento da Usina e contou com a participação de vários órgãos responsáveis por socorro e segurança.
Cerca de 30 alunos do curso de medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foram as vítimas atendidas pelas equipes de socorro.
A primeira intervenção foi realizada pelos Bombeiros da Itaipu, que efetuaram a segurança no local e iniciaram os trabalhos de triagem e atendimento. Em seguida, foi solicitado o apoio do SIATE, do SAMU e da TAAS com as ambulâncias para o deslocamento das vítimas aos hospitais da cidade. A Helisul também participou do evento no transporte aeromédico, removendo uma vítima grave ao campo do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) para posterior encaminhamento pela equipe de saúde do Exército Brasileiro ao hospital.
Apoiaram também na atividade simulada a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, a Guarda Municipal, a Rede Rádio de Emergência (REER) e agentes de Defesa Civil da Terra das Cataratas.
O objetivo da ação, por parte da Itaipu Binacional, foi, além do aperfeiçoamento da capacidade de resposta a ocorrências desta amplitude, a integração com as instituições de socorro externas à Usina.
Para nós, do Corpo de Bombeiros, a participação em atividades como esta é de extrema importância pois, além de testarmos nossos equipamentos, ferramentas e pessoal, temos a possibilidade de conhecer e interagir com outras organizações responsáveis pela segurança e pelo socorro, tendo sempre como objetivo comum a vida e o melhor atendimento àqueles que se encontram em um momento de dor.
Fonte: Comunicação Social do 9º Grupamento de Bombeiros