Em homenagem aos 105 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná comemorados neste mês de outubro, foi entregue nesta quarta-feira (04) no Quartel do Comando, em Curitiba, a medalha Carlos Cavalcanti de Albuquerque para 17 pessoas, entre oficiais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Justiça Federal e de outros órgãos que atuam em parceria com a segurança pública do Paraná. A medalha é a maior honraria da unidade.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, entregou um livro ao ex-comandante da instituição, coronel Juceli Simiano Júnior, com todas as lembranças dos 35 anos de serviço que aplicou pela segurança pública do Paraná.

A medalha Carlos Cavalcanti de Albuquerque foi instituída em 2006 para homenagear os militares e civis que dedicaram esforços para contribuir com a instituição e bem servir a comunidade.

CONDECORAÇÃO - O chefe do Centro de Operações Bombeiro Militar, tenente-coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, foi condecorado com a medalha Carlos Cavalcanti de Albuquerque e agradeceu a homenagem. “Para mim é uma satisfação e um grande orgulho. Hoje com 27 anos na instituição tenho o privilégio de receber das mãos do Comandante do Corpo de Bombeiros uma honraria tão significativa. Muitos comandantes receberam, mas quando chega a nossa vez é um momento muito especial”, afirmou.

Josefina Maria Rosário Severino foi contadora do Corpo de Bombeiros de 2003 à 2017 e disse que se sentiu realizada ao receber a medalha.
“São 105 anos de atos de heroísmo diariamente atendendo a sociedade nos momentos mais críticos, sempre com muita técnica e profissionalismo. O Governo do Estado está ciente desse empenho e contratamos mais bombeiros, novas viaturas e estamos com o projeto da construção da unidade de ensino que vai proporcionar mais qualidade na formação de integrantes a instituição?, disse o secretário estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

ATUAÇÃO - O comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, enalteceu a atuação do Corpo de Bombeiros e de seus integrantes, lembrando que é um momento muito digno, e que a cada ano a instituição aumenta o peso estratégico na segurança pública perante a comunidade. “Ao mesmo tempo que comemoramos o aniversário, também lembramos daqueles que contribuíram para esse processo de engrandecimento que qualifica todos os profissionais que fazem seu melhor seja na água, na terra e no ar”, disse.

Na leitura da ordem de serviço do dia, o coronel Fábio reforçou a importância de manter o legado de 105 anos de história, construído por praças e oficiais. Salientou ainda o apoio do Governo do Estado em investir na educação continuada dos profissionais por meio de cursos de especialização para aperfeiçoar as ações especiais de socorro, bem como a aquisição de novas viaturas, e a construção de uma unidade de ensino em São José dos Pinhais, que está na adesão de licitação.

“Nós agradecemos a credibilidade da comunidade, são 105 anos servindo a nossa população paranaense e todos os resultados são reflexo do investimento aplicado, tanto na capacitação quanto em novos equipamentos. O grande desafio é esse, manter o legado daquelas pessoas que nos antecederam”, afirmou.

PRESENÇAS - Estiveram no evento o secretário estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Élio de Oliveira Manoel; o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o comandante do 6° Comando Regional da PM, coronel Chehade Elias Geha; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Renato Braga Bettega; o comandante da Capitania dos Portos do Paraná, capitão de mar e guerra Germano Teixeira Silva; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Paraná, Adriano Marques Furtado; e o presidente da Fetranspar, coronel da reserva Sergio Malucelli.

Também estiveram o diretor-geral da Sesp, delegado Francisco José Batista Costa; o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis; o comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel Onir Mocelin; o representante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Claucir Costa; o juiz Federal da 14ª Vara, Marcos Josegrei; o superintendente da Infraero, Antônio Felipe Barcelos; o presidente da Associação da Vila Militar, coronel Washington Alves da Rosa; o Presidente da Assofepar, coronel Izaias de Farias, além de ex-comandantes do Corpo de Bombeiros, oficiais e praças da corporação e convidados.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Foto: Soldado BM Bruno Lacerda