Depois do susto, a mãe que recebeu ajuda do Corpo de Bombeiros de Itararé (SP) após o filho recém-nascido engasgar com leite falou sobre o alívio ao perceber que o bebê de 11 dias passa bem.
Ao G1, Santina Rodrigues Paes contou que estava amamentando o filho em casa quando ele se engasgou com o leito.
“Eu estava sentada amamentando quando ele vomitou. Ele ficou roxo, sem ar, se debatendo. Eu fiquei desesperada e pedi ajuda para minha vizinha”, lembra Santina, mãe do pequeno Leonardo.
A mãe conta que correu pedir ajuda para a vizinha para socorrer o bebê. Ela, o marido e a vizinha estavam indo de carro para a Santa Casa da cidade quando a vizinha ligou para os bombeiros. Por telefone, eles foram orientados sobre os primeiros-socorros.
Durante o caminho até a unidade, o bebê voltou a respirar e começou a chorar. Leonardo foi levado ao hospital, onde recebeu atendimento e acabou sendo liberado. O bebê passa bem.
“Consegui fazer tudo o que os bombeiros passaram, até que ele desengasgou”, conta a mãe. “Chorei muito e agradeci a Deus por ele ter voltado a respirar, depois passei a noite acordada olhando para ele.”
A bombeiro Juliana Daniele Rodrigues,que atendeu a ocorrência por telefone, contou que já havia socorrido um bebê em uma situação parecida com essa, em abril de 2018.
Ao G1, a soldado do Corpo de Bombeiros de Itararé ressaltou que em casos como esse, o mais importante é ter conhecimento técnico e prático para poder ajudar a vítima, mas que por telefone o principal é o bombeiro manter a calma, falar com clareza e de maneira simples para que a pessoa que está do outro lado da linha possa realizar a manobra com sucesso.
"A vítima deu entrada no hospital com vida, foi examinada pelo médico de plantão e liberada para retornar ao lar. A ligação foi encerrada após a entrada no hospital", conta a soldado.
"Estou muito feliz pelo bebê estar vivo e parabenizo a mãe por manter a calma e executar tudo o que eu pedi a ela. Parabenizo também, a vizinha da família, por auxiliar no transporte e realizar a ligação ao 193", continua.