O grande número de queimadas no Brasil fez com que o país ficasse na terceira posição no ranking de queimadas da América Latina. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, só no ano passado, 70.479 focos de incêndio foram registrados. Considerando esse número e o tempo seco, a reportagem do Patos Já conversou nessa quarta-feira (20) com o chefe da sessão de planejamento e responsável pela assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, Tenente Maia, que aproveitou a oportunidade para fazer um alerta à população.

"Nesta época do ano, devido a falta de chuvas, a vegetação perde muita água, situação que facilita esses registros ", de acordo com informações do Tenente Maia, no ano de 2017 ocorreram 473 incêndios florestais, dentre eles queimadas em lotes vagos, em fazendas e em unidades de conservação. Já neste ano, até o final do mês de maio, foram constatadas 62 ocorrências dessa natureza.

Considerando esse período de estiagem, que se estende até meados do mês de outubro, o militar pede o apoio de toda a população, em especial dos proprietários de lotes vagos e de fazendeiros, para que tomem medidas preventivas, evitando assim, o aumento no número desse tipo de ocorrência.  

Fonte: Patos Já /  Gabriela Pires Foto: Vinícius Machado