Passageiros de um ônibus precisaram ser resgatados de bote depois que o coletivo quebrou em uma via alagada, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, nesta segunda-feira (12). O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros, que foi acionado pelos ocupantes do veículo.

A informação foi divulgada no balanço de ações da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), que contabilizou 267 desalojados em dez cidades devido às chuvas (veja detalhes mais abaixo).

Ao todo, segundo o Corpo de Bombeiros, foram resgatados 38 passageiros que estavam ilhados dentro do coletivo. A ação foi realizada por equipes de salvamento e mergulho dos bombeiros. O ônibus, da empresa Vera Cruz, fazia a linha 142 - Alto Dois Carneiros/T.I. Tancredo Neves.

O coletivo passava pela Avenida Dom Hélder Câmara, no bairro do Ibura, na Zona Sul, quando sofreu a pane. Na foto divulgada pelos bombeiros, é possível ver uma idosa entre as pessoas resgatadas, e várias pessoas dentro do coletivo.

A água, no momento em que ocorreu o resgate, passava da altura das rodas do ônibus. Todos os passageiros saíram do ônibus sem ferimentos e foram deixados em um local que não estava alagado.

Balanço de transtornos

As fortes chuvas que há quatro dias caem no Grande Recife e Zona da Mata de Pernambuco deixaram 267 pessoas desalojadas, em dez cidades. De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira (12), pela Codecipe, também houve 78 deslizamentos de barreiras e oito quedas de árvores.

De acordo com a Codecipe, os incidentes fizeram com que fossem danificadas cinco edificações, entre muros, tetos e outras partes de casas e edifícios.

Os números correspondem aos registros de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Recife, Gameleira, São Lourenço da Mata e Tamandaré.

O Corpo de Bombeiros participou de ocorrências como 11 deslizamentos de barreiras, resgate de 70 pessoas ilhadas, 90 incêndios em fiações elétricas e nove quedas de árvores em vias públicas.

O Túnel Felipe Camarão, no bairro do Jordão, Zona Sul do Recife, alvo constante de reclamações por problemas de infraestrutura, ficou alagado. Uma das faixas ficou interditada e equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foram acionadas para tentar normalizar a circulação.