A manhã desta terça-feira (21) foi especial para Gauana Elis Pozzan Ecco. A tenente-coronel foi a primeira mulher a assumir o comando do 14º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina.

O Tenente-Coronel Marco Antônio Eidt deixa o comando após 18 meses no cargo. A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral, coronel Marcos Aurélio Barcelos.

Antes de assumir o cargo, Elis estava na função de Subcomandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Chapecó. Ela ingressou no CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar) no ano de 2006. Ao se formar, em 2009, retornou para Chapecó e permaneceu até 2011.

Quando fez o concurso, haviam apenas duas vagas para mulheres e uma delas foi assumida por Elis que na época cursava Engenharia de Alimentos. Após fazer o curso, ela se formou no curso de oficiais em 2009.

“Nunca passou pela minha cabeça ser bombeiro militar. Foi uma questão de oportunidade quando apareceu o concurso. Hoje é motivo de muito orgulho em fazer parte. Sou muito feliz e honrada por isso”, afirma.

De 2011 ao começo de 2017 trabalhou em Florianópolis, no 1º BBM, com sede na Capital e na Casa Militar do governo do Estado. Em 2017 voltou a trabalhar no 6º BBM, atuando como comandante da 1ª Companhia do 6ºBBM e como gestora de Segurança Contra Incêndios.

Um novo desafio

Gauana Elis Pozzan Ecco é natural de Caxambu do Sul e formada em Gestão Pública. Casada com o capitão Leonardo Ecco, que também faz parte do quadro de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de SC, ambos dividem o amor pelo trabalho militar.

A tenente-coronel ressalta a satisfação em assumir o comando do 14º Batalhão de Bombeiros Militar e destaca que assume o cargo com base em toda a trajetória profissional que teve no CBMSC e não pelo fato de ser mulher. “Fico feliz em ter sido escolhida para essa função e pela confiança do comando geral. Espero, com isso, inspirar outras mulheres a também seguirem a carreira militar e assumir comandos”.

Elis vai comandar um batalhão que atende 30 municípios subordinados e um efetivo de 124 bombeiros. Ciente de sua responsabilidade, ela destaca que o desafio será assumido com um trabalho em equipe.

“Foi com muita alegria que recebi a indicação do comandante geral para assumir o comando do 14º Batalhão. Para mim, é motivo de muito orgulho e muita honra até porque nunca tivemos uma mulher como comandante de batalhão no CBMSC. O desafio vai ser grande, as responsabilidades também, mas o empenho e a dedicação também serão. Junto com a equipe tenho certeza que faremos um excelente trabalho”.

Segundo Elis, a presença feminina ainda é pequena comparada ao número total do efetivo, mas é perceptível que, aos poucos, esse número vem crescendo. “Existem mulheres em diversos setores que são muito importantes para todo o trabalho do CBM em Santa Catarina”.