Os Coordenadores Geral, Geral Adjunto e de Finanças Adjunto da Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, 1° Sargento Ubirajara Ramos e Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, foram recebidos na tarde desta quinta-feira (20) pelo procurador-geral do Ministério Público do RS – MPRS, Fabiano Dallazen. O objetivo do encontro foi solicitar apoio ao Plano de Carreira Próprio do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS.
Durante o encontro, os Coordenadores ressaltaram que a ABERGS tem dialogado com todos os Poderes e fundamentalmente com os municípios do Estado a partir de seus Coordenadores Regionais, que buscam a partir de moção de apoio, incentivos de diversas regiões para que a construção de uma carreira própria aconteça, como prevê a Emenda Constitucional 67/14 no Estado.
O procurador-geral, Fabiano Dallazen, afirmou que por parte do MP o que precisar ser feito para que isso aconteça, certamente será realizado. O MP já havia cientificado o Governo do Estado, Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado e Assembleia Legislativa, visto o Tribunal de Justiça do Estado já ter medida judicial favorável para que o CBMRS tenha sua carreira própria, bem como outras legislações, conforme previsão constitucional.
“Cabe ao MP realizar estas fiscalizações no âmbito dos outros Poderes, para que as Instituições trabalhem e desenvolvam um melhor serviço público para a sociedade”, disse o procurador-geral. Desta forma, Dallazen, se declarou apoiador da instituição CBMRS, para que tenha sua carreira própria. Por fim, informou que irá buscar informações junto ao Governo do Estado e ALRS, visto já terem sido notificados pelo MP.
O Chefe da Assessoria de Segurança Institucional do MP, Cel. André Luis Moreira Felício, também acompanhou a reunião.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!