A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, no ano de 2018 realizou uma pesquisa nacional, com todos os Corpos de Bombeiros Militar do Brasil, além de um seminário técnico chamado “Bombeiros que Queremos”.
O objetivo da pesquisa e do encontro, foi ouvir os principais Corpos de Bombeiros Militar do país, no que tange formas de remuneração, estrutura e carreira. Clique AQUI e veja o resultado da pesquisa, onde demonstra a legalidade para que o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, siga os demais do Brasil, com legislação independente, diferentemente da Policia Militar.
Salientamos que este estudo já foi encaminhado ao Governador do Estado do RS, Eduardo Leite; vice-governador e Secretário de Segurança, Ranolfo Vieira Jr. e o Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, para que possa subsidiar a abertura do grupo de trabalho pelo Comando do CBMRS.
A ABERGS buscará neste debate com a Instituição os argumentos legais, técnicos e econômicos, para que o CBMRS tenha sua carreira própria, valorizando seus integrantes e fortalecendo a Instituição, evitando prejuízos aos militares entre a carreira atual e a nova proposta.
Nesta primeira etapa, conforme informado pelo Comandante Geral do CBMRS, Coronel César Eduardo Bonfanti, será um trabalho preliminar realizado pela Instituição, e posteriormente com a participação da ABERGS que apresentará subsídios para construir em conjunto o Plano de Carreira próprio do CBMRS.
Nesta terça-feira (19) foi realizado o primeiro encontro da Comissão instituída pelo Comandante Geral do CBMRS, onde o estudo sobre a proposta de um Plano de Carreira para o CBMRS se dará da seguinte maneira:
- Discussão institucional a partir da Comissão nomeada pelo CBMRS;
- Participação da ABERGS para apresentar estudos que deverão auxiliar na construção do Plano de Carreira do CBMRS;
- Apresentação do esboço final construída em conjunto para a tropa e associados da ABERGS;
- Havendo concordância, o projeto será encaminhado ao Governo do Estado;
- Tendo acordo do Governo do Estado, será encaminhado para a Assembleia Legislativa.
A ABERGS tem convicção de que a dinâmica apresentada, será a melhor forma para construirmos um Plano de Carreira que valorize os Militares, a Instituição e a Sociedade.