No dia 06 de dezembro, a ABERGS se fez presente na Audiência Pública na Assembléia Legislativa, para tratar de mudanças no plano de carreira dos militares estaduais.

Na ocasião foi defendida diversas propostas realizadas pelas entidades, representantes do governo e deputados presentes.

Com o auditório Dante Barrone completamente lotado, todas as entidades defenderam a carreira única, como já ocorre há muito tempo em países de primeiro mundo.

O Coordenador Geral da ABERGS, Ubirajara Ramos, defendeu que o Estado deveria imediatamente completar as vagas em aberto de Tenentes e Sargentos, valorizando os servidores que possuem o direito a promoção.

Também foi apresentado para os deputados e integrantes da mesa uma proposta de Plano de Cargos e Salários no qual a ABERGS defende como ideal para a realidade do Corpo de Bombeiros, valorizando os seus servidores, equilibrando as finanças do Estado e prestando um melhor serviço para a sociedade.

O Coordenador da ABERGS relatou ainda que:

- Nossa principal luta é a independência institucional do Corpo de Bombeiros, gostaríamos de apresentar esta Proposta de Plano de Carreira com os Bombeiros já desvinculados da Brigada Militar, pois as atividades são tão distintas que até a carreira deve ser tratada de forma diferenciada, mas como o governo do Estado não desvinculou os Bombeiros conforme desejo dos mesmos e da sociedade, tivemos que nos antecipar ao assunto, esperando ainda que o Governador perceba o quanto nossa causa é justa para sociedade e aos cofres públicos. Salientamos ainda que esta proposta é apenas uma idéia que deve ser discutida entre os bombeiros e o governo do Estado.

Além da ABERGS esteve presentes entidades legitimas de representação dos Policiais Militares, como ABAMF, ASSTBM, AOFSBM, FERPM.

A ABERGS ainda frisou que está à disposição para construir idéias em conjunto com estas entidades a fim de prestar um melhor serviço ao povo gaúcho, da mesma forma espera o apoio das mesmas em prol a Desvinculação dos Bombeiros.

Na finalização da audiência os deputados de diferentes bancadas uniram-se em apoio à criação de uma subcomissão que tratará especificamente do assunto.

Além de deputados da comissão também prestigiou o evento os senhores Flávio Berneira presidente da AMAPERGS, Cládio Abel diretor da UGEIRM, Deputado Sargento Aragão, Major Negreiros e Cabo Portugal, os três últimos da Polícia Militar do Tocantins no qual exporam suas realidades.