Policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal conquistaram, juntos, 369 medalhas no World Police & Fire Games 2023, os Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, realizados no Canadá. São 147 de ouro, 118 de prata e 104 de bronze.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) é a corporação com o maior número de medalhas: 54 de ouro, 56 de prata e 46 de bronze. Os policiais civis deram um show no atletismo, modalidade em que foram campeões de 26 provas.
Um dos destaques é a delegada Márcia Margarete Pessanha, que ganhou nove medalhas de ouro e uma de prata em diferentes modalidades do atletismo. Atualmente, a delegada está lotada na Corregedoria-Geral de Polícia, da PCDF.
Márcia Margarete venceu provas de 100 metros, lançamento de disco e arremesso de peso.
Os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) venceram 124 vezes e levaram 51 medalhas de ouro, 35 de prata e 38 de bronze.
Com mais de uma centena de prêmios, os bombeiros distritais provaram que estão cada vez mais preparados fisicamente e superaram o resultado do World Police and Fire Games 2022, realizado na Holanda.
Um dos vencedores é o 2º sargento do CBMDF Diego Santana (foto em destaque), vitorioso no judô. Após conquistar o primeiro lugar na disputa, o atleta e servidor declarou que está com a sensação de dever cumprido. “O caminho é árduo, mas a recompensa é boa. Gratidão”, escreveu, nas redes sociais.
Diego subiu ao pódio ao lado de outro militar da capital do país: o major da Polícia Militar do DF Raphael van der Broocke ficou em segundo lugar na competição de judô.
Os policiais militares do Distrito Federal conquistaram um total 89 medalhas. Foram 42 medalhas de ouro, 27 de prata e 20 de bronze.
Já os policiais penais chegaram a levar seis medalhas no Jiu-Jitsu, sendo três de ouro. A categoria também chegou ao lugar mais alto do pódio no fisiculturismo e levou prata no crossfit, futebol masculino campo, tênis em dupla e vôlei de quadra.