A mãe e o pai de um bebê de seis meses passaram por uma situação preocupante em Blumenau, no último domingo (15). Logo após se engasgar com suco de laranja, a criança parecia ter parado de respirar. Ela foi salva graças ao atendimento por telefone do Corpo de Bombeiros.
O caso aconteceu em uma casa do bairro Tribess. Na ligação, feita pelo pai do bebê, é possível ouvir a mãe, Gabriela da Silva Uhlmann, chorando e tentando socorrer o filho. "Quem estava mais em pânico era eu", relembra.
Enquanto isso, o bombeiro militar Marcos Prochnow orientava o pai a deitar a criança com a barriga em seu braço. "Bota a barriguinha dele no teu braço, segura o rostinho dele com a mão. Levanta a cabecinha pra cima, os bracinhos e as perninhas têm que ficar perdurados pelo teu braço", informou. "Tu vais deixar ele quase de cabeça para baixo e vais dar uns tapinhas nas costas dele, cinco tapinhas", explicou Prochnow. Logo em seguida, para a tranquilidade de todos, é possível ouvir a criança chorando novamente.
"A situação era um pouco estressante e a gente precisava manter a calma para poder transmitir todas as informações com segurança, para que a pessoa que está do outro lado da linha, desesperada, possa confiar na gente e seguir as orientações”, afirma o bombeiro.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a sufocação – ou obstrução de vias aéreas - é a primeira causa de morte acidental de bebês até um ano de idade. Em Blumenau, apenas em 2018, oito crianças passaram por essa situação – todas foram salvas graças ao atendimento por telefone do Corpo de Bombeiros.
Com informações da RICTV Record SC.