Uma situação que costuma apavorar as famílias terminou com final feliz na noite de sábado (19) em Vacaria. Uma menina recém-nascida se engasgou após ser alimentada com leite materno. Por telefone, um soldado da corporação deu as orientações para a família e, quando os bombeiros chegaram na moradia, o pai já havia feito a manobra de desobstrução das vias aéreas. 

O chamado ocorreu por volta de 22h. A recém-nascida estava com os pais na Rua dos Marmeleiros, bairro Mauá, quando ocorreu o incidente. Prontamente, a mãe entrou em contato com os bombeiros. Enquanto a equipe se deslocava  - cerca de 2 quilômetros de distância até a residência - o soldado Jean Carlo Fabris Nascimento deu as orientação para salvamento da bebê por ligação e, após, por chamada de vídeo. 

— A mãe estava bem nervosa e o pai fez a manobra, com as informações que eu ia passando para ela. Até que o pessoal chegou no local, ela já estava desobstruída, voltando ao normal, deixando de ficar roxa — conta o soldado Nascimento. 

O bombeiro diz que este já é o segundo salvamento deste tipo em que ele participa:

— Acho que os hospitais deveriam passar as orientações para pais e familiares logo que a crianças nasce. Essa é uma manobra tão simples e que pode salvar tantas vidas. É a segunda vez que acontece comigo. Um colega também participou de duas ocorrências iguais, na mesma semana, ano passado — detalha Nascimento.