Uma idosa que se engasgou com um pedaço de carne e não conseguia respirar foi salva pelos Bombeiros em São João del-Rei, na região da Zona da Mata, em Minas Gerais. O salvamento foi feito por uma videochamada. Os militares também foram à casa da idosa e, após avaliação médica, levaram ela para um hospital da região.
De acordo com os Bombeiros, a videochamada foi necessária já que os acompanhantes dela estavam nervosos. "Como todos no local estavam muito nervosos, notei que as orientações por telefone não estavam surtindo efeito. Por isso, tive a ideia anotar o telefone de uma das pessoas que estavam próximas e utilizar um aplicativo de mensagens para realizar uma chamada de vídeo. Assim, pude observar o que estava sendo feito de errado e também pude corrigir, tornando a ação mais eficiente", disse o Cabo Sena.
Ainda segundo o militar, enquanto orientava nos atendimentos a vítima de forma remota, uma viatura se deslocou para a casa dela. "Neste tipo de situação, temos que orientar via telefone pois, como a vítima não está respirando, cada segundo é fundamental. Por isso, expliquei sobre como fazer a manobra de Heimlich, que é o modo mais eficaz de conseguir a desobstrução", justificou.
Pouco depois que o militar conseguiu orientar os acompanhantes das vítimas e fazer com que ela voltasse a respirar, a viatura chegou a casa dela, avaliou o quadro clínico e conduziu a idosa para um hospital. Ela foi encaminhada consciente para a unidade de saúde.