O incêndio que atingiu três quiosques na Orla Porto D’anta, zona Norte da capital, na noite do dia 1° de julho, foi ocasionado por por uma ação humana dolosa e, portanto, proposital, segundo laudo pericial enviado pelo Corpo de Bombeiros à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
De acordo com a Emsurb, o laudo do Corpo de Bombeiros informou que diante da análise realizada anteriormente dos vestígios das estruturas dos telhados, foi verificado que houve concentração das chamas a partir de um objeto com fogo ateado nos quiosques.
Durante os procedimentos de apuração, outras hipóteses motivadoras foram eliminadas, como a incidência de descarga atmosférica, por não haver ocorrência deste fenômeno no dia e hora do evento; e combustão espontânea, tendo em vista que não foram identificadas condições favoráveis no local. A possibilidade de curto circuito na instalação elétrica também foi descartada.
Para determinar o local de origem do incêndio, os peritos realizaram a inspeção visual da área atingida, a análise da dinâmica do fogo, inspeção das instalações elétricas, registro fotográfico, além da coleta de informações com pessoas relacionadas a ocorrência.
A Emsurb esclareceu que a Polícia Civil dará continuidade às investigações no sentido de identificar os responsáveis pelo dano ao patrimônio público.
Com informações da Emsurb