Em 16 de setembro de 2019, um dos chalés do clube Pingo D’água pegou fogo após um incêndio em um bambuzal ao lado atingir o quiosque. No dia, segundo o empresário Palmério Cardoso, os bombeiros levaram cerca de 20 minutos para chegar ao local porque eles vieram de Contagem, já que Betim não tem uma unidade da corporação. 

“Os bombeiros chegaram dentro do tempo que lhes era possível, até pela distância de deslocamento. Fizeram o trabalho muito bem. Mas acredito que, se já tivesse uma unidade da corporação na cidade, o prejuízo tinha sido menor”, declarou.

Agora, essa antiga reivindicação está para se tornar realidade. É que o município terá um posto avançado (PA) do Corpo de Bombeiros. Com isso, o município terá um suporte maior para atendimentos de ocorrências de urgência, como queimadas, incêndios em imóveis e socorro a acidentes, por exemplo. 

Com mais de 440 mil habitantes, Betim tinha, até meados de 2019, um pelotão dos bombeiros que ficava na Refinaria Gabriel Passos (Regap), mas que foi fechado naquele ano pelo Estado. O novo posto avançado ficará dentro do centro administrativo, em local que está sendo reformado. 

Em nota enviada à reportagem, a assessoria da corporação informou que a unidade contará com a estimativa de 18 militares, uma Unidade de Resgate (UR) e um caminhão Autobomba (AB), “além de equipamentos, que estão em fase de aquisição, e contemplam utensílios básicos para atendimento de diversos tipos de ocorrência de resgate, atendimento pré-hospitalar e combate à incêndio, tais como motosserras, equipamentos de respiração autônoma, macas para resgate em locais de difícil acesso, entre vários outros”. 

Segundo os bombeiros, ainda não há uma previsão da data do início do funcionamento da unidade. 

Demanda

Betim possui uma alta demanda para atendimentos de ocorrências, principalmente pelas características do município, como áreas de vegetação, que podem ser alvo de queimadas, vários comércios e indústrias, além de o município ser cortado por rodovias. 

De acordo com dados da própria corporação, foram realizados, entre 2019 e 2020, 6.989 atendimentos na cidade, desde salvamento de pessoas, de animais, combate a incêndios à vistorias e emissão de auto de vistorias. 

“A inclusão de um posto avançado na cidade contribuirá para ampliar a capacidade de resposta na região, embora o atendimento oferecido até o momento seja satisfatório e dentro do esperado, visto que Betim é atendida pelas unidades do 2º Batalhão de Bombeiros”, completou a nota da corporação. 

Quem também exaltou a vinda da unidade dos bombeiros foi a dona de casa Aparecida de Fátima. Ela é vizinha da casa que pegou fogo no dia 21 de dezembro do ano passado, no bairro Industrial São Luiz. O acidente terminou, no dia, com a morte de uma criança de 3 anos. A mãe e uma bebê de 1 ano ficaram gravemente feridos. A mulher faleceu dias depois, e a criança, na semana passada. 

“Os bombeiros ajudaram muito, até mesmo para a casa não queimar ainda mais. Os cômodos de dentro ficaram bem preservados. Infelizmente, elas (as vítimas) não resistiram, mas Deus sabe de todas as coisas”, contou a moradora. 

Câmara comemora implantação 
A implantação da unidade no município foi tema de vários ofícios para o governo do Estado. A Câmara, por exemplo, realizou reuniões com representantes do governo estadual para reivindicar uma unidade da corporação na cidade.

“Em 2017, conseguimos intensificar o diálogo e aproximar ainda mais do alto comando da corporação. Foram inúmeras reuniões até chegarmos a tão sonhada instalação de uma unidade em Betim. Ter uma sede do Corpo de Bombeiros aqui garante ainda mais segurança para nossa população. Até então, as demandas eram repassadas para outros municípios que davam suporte a Betim, mas o tempo de deslocamento dos efetivos até o local da ocorrência era muito grande e, apesar da excelência do trabalho, isso acabava refletindo no resultado final. Aproveito para ressaltar que sempre fomos muito bem recebidos pelo alto comando do Corpo de Bombeiros, que também mostrou empenho e esforço para instalar uma unidade em Betim”, destacou o presidente da Câmara, Klebinho Rezende (PROS).

O vereador Claudinho Fernandes (DEM), presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara, disse que a chegada do posto avançado é uma vitória importante para a cidade. "Em 2019, apresentamos ao comando-geral do Corpo de Bombeiros um requerimento, e começamos a procurar, junto ao Executivo, locais para a instalação de uma unidade. Foram algumas opções. Por questões administrativas do Estado, a unidade será para 20 efetivos. Sem dúvida, essa é uma vitória importantíssima para a nossa cidade e me orgulho de ter estado à frente de todo o processo”, comemorou o vereador.