Militares do Corpo de Bombeiros do Paraná fizeram um treinamento na sexta-feira (27) na Barragem Piraquara I da Sanepar. Participaram 40 bombeiros do Curso de Especialização de Guarda-Vidas da corporação que irão atuar na temporada de verão 2023/2024, nas ações do Governo do Estado no litoral.
Os bombeiros nadaram cerca de mil metros nas águas do reservatório, que tem cerca de 18 metros de profundidade. No primeiro trajeto, nadaram livremente e, em seguida, usaram nadadeiras nos pés e carregaram as boias de resgate (LifeBelt). Fizeram treinamentos de salvamento aquático sem equipamentos, com o auxílio de pranchões e também resgate com embarcação, além de técnicas de atendimento à vítima de afogamento.
Segundo o tenente Lucas Santos, que coordena o curso, os alunos Guarda-Vidas iniciam nesta segunda-feira (30) a segunda semana, do curso que terá aproximadamente de 620 horas, incluindo o estágio supervisionado de dois meses a ser realizado no Litoral durante a Operação Verão.
A barragem é utilizada pelos bombeiros para os treinamentos por ter água limpa, ser um ambiente controlado e permitir travessias mais longas e em condições mais próximas dos atendimentos reais. “É um local teoricamente seguro e tem uma área extensa apropriada para os treinamentos”, disse o tenente.