Bombeiros militares e autoridades participaram da aula inaugural do Curso de Guarda-Vidas Litoral – 2017/2018 que aconteceu na manhã desta segunda-feira (16/10) no auditório do SESC Caiobá, em Matinhos (PR). O evento do Corpo de Bombeiros faz parte do início dos preparativos para o Verão paraná 2017/2018. Os 60 profissionais, entre cabos e soldados, terão aulas práticas e teóricas para que possam atuar em situações de salvamento em rios, lagos, represas e mar de todo o estado.
De acordo com o Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador do Verão Paraná 2017/2018, coronel Élio de Oliveira Manoel, serão mais de 450 bombeiros usados na atividade guarda-vidas durante a temporada. “É muito importante que todos estejam preparados para atuar na parte de prevenção, atendimentos e demais situações que possam acontecer nos rios, lagos, represas e mar. O curso tem a finalidade de deixar os profissionais prontos para esta atividade”, disse.
Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, o serviço de guarda-vidas iniciou-se na década de 60 e desde então tem ampliado suas atividades cada vez mais. “O curso, que exige muito do condicionamento físico e técnico, é um reforço a mais para que possamos atualizar nosso efetivo. A intenção é que este bombeiros possam atuar ainda nesta operação, atualizados com as melhores técnicas e táticas que existem”, afirma.
Com 680 horas/aulas o curso tem previsão de término para fevereiro de 2018 e o Prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, ressaltou que para o Litoral do estado é muito importante esta capacitação, pois melhorará cada vez mais o trabalho excelente que os bombeiros já desempenham.
A finalidade do curso é especializar o bombeiro militar na atividade de prevenção aos incidentes com pessoa em meio líquido e na rápida resposta ao afogamento. “Estamos com os preparativos para o verão Paraná 2017/2018 e este curso é o ponta-pé inicial. Todas as questões de logística já estão sendo resolvidas e encaminhadas através de licitações para que tudo seja providenciado”, destaca o Comandante do 8º GB, tenente-coronel Jair Pereira.
Para o soldado BM Rodrigo Pagliarini, ser guarda-vida é um sonho de criança que agora está perto de se tornar realidade. “Meu objetivo é chegar ao final do curso e fazer o melhor para atuar em prol da sociedade”, disse. “Minha expectativa é muito grande, porque somos nos que estaremos a frente para prestar o atendimento nos casos de salvamento. Vamos aprender muito e prestar um ótimo serviço”, acrescentou a soldado BM Susan Bonetto.
A turma do Litoral é composta por 60 bombeiros de Curitiba e região Litorânea, concomitantemente uma turma, também composta por 60 militares estaduais, acontece no interior do estado. Ao final dos três meses de curso os profissionais estarão aptos para desempenhar a missão de salvar vidas
Fonte: Por Marcia Santos - Jornalista PMPR