Com o objetivo de ser o braço do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) no combate a afogamentos, mais 100 crianças foram formadas no Projeto Golfinho em Morro da Fumaça. O curso foi realizado nos dias 23 e 24 de agosto e participaram da formação alunos do 4º ano da rede municipal.
Idealizado pelo CBMSC, o projeto tem a função de desenvolver com as crianças aspectos da prevenção e conscientização sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente, visando diminuir acidentes e afogamentos. Desde 2022, o projeto foi expandido para as escolas dos municípios que fazem parte do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), entre Urussanga e Passo de Torres.
“A ideia é justamente essa, possibilitar que os alunos que por vezes não vão às praias, tenham acesso ao conhecimento e, por meio deles, mais pessoas sejam conscientizadas dos cuidados que devemos tomar no ambiente aquático, seja nas praias, piscinas ou até mesmo em baldes, no caso de recém-nascidos”, explica o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.
Nos municípios, as aulas são viabilizadas por meio de uma parceria com as escolas. O curso é totalmente gratuito e a escola que tiver interesse em participar pode consultar a Secretaria da Educação.