A Primeira Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) foi um sucesso. O balanço final traz uma redução recorde histórica nos números de salvamentos e afogamentos, comparando com os dados dos últimos dez anos, compilados a partir de 2008.
A histórica redução nos números de salvamentos (-60%) e mortes por afogamentos (-97%) se deve a uma série de fatores e ações implementadas pelo Comando da Operação. A grande mudança está na iniciativa dos Guarda-vidas em sinalizar com o apito os locais e situações de risco aos banhistas. A atuação mais incisiva e a presença do profissional junto ao veranista, aproximando para dar a instrução, foi fundamental para a redução nos salvamentos, preservando vidas.
Além do crescente número de intervenções preventivas – 194.157, um aumento de 47% em comparação com a temporada passada –, podemos afirmar que a queda para 665 no número final de salvamentos e de apenas um óbito em áreas protegidas por guarda-vidas, passa pelos vários investimentos feitos pelo CBMRS em apoio ao efetivo nos balneários. A melhor identificação do guarda-vidas, com o novo uniforme, os flybanners de delimitação de área de banho seguro e o aprimoramento das bandeiras de sinalização foram de suma importância na obtenção dos resultados. Da mesma forma, a aquisição de quadriciclos e, até mesmo, os experimentos com drone no auxílio ao profissional à beira-mar, contribuíram de forma positiva no balanço final da Operação Verão 2017/18.
Juntamente das aquisições feitas pela Corporação, os Projetos de Educação Preventiva se tornaram um forte aliado na disseminação das boas condutas para a população. O CBMRS se orgulha dos grandes resultados apresentados pelo Projeto Guarda-vidas Mirim e Master, dando orientações de banho seguro, e boas condutas não só às crianças mas também aos responsáveis pelos pequenos. Os números também impressionam – foram 2559 crianças formadas no curso em 51 edições, atingindo de forma direta 6777 pessoas – e fortalecem a máxima de que as crianças são o presente e o futuro.
Outro fato que orgulha a Instituição é de ser a primeira Corporação do país a realizar, em parceria com a FADERS (Acessibilidade e Inclusão), um material inédito com dicas de prevenção a beira-mar e banho seguro para deficientes auditivos. Mais um passo importante para a Corporação, que se coloca a disposição da sociedade para disseminar conhecimento para todos. O material pode ser consultado no site da FADERS, do CBMRS, bem como nas redes sociais.
Por fim, com o intuito de oferecer um serviço cada vez melhor aos veranistas, os guarda-vidas auxiliaram nos cuidados às queimaduras de água-viva, com orientações e prestando “socorro” nos casos. Devido às ocorrências (foram registradas 12.806 casos), os profissionais procuravam, além de sinalizar com a bandeira de cor púrpura que sinaliza a presença dos animais marinhos, ajudar o banhista com instruções, e em alguns casos, colocando vinagre nas queimaduras.
Fonte: CBMRS