Pela terceira vez somente no mês de maio, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu a visita de integrantes de outras Corporações do país em busca de informações sobre os projetos de sucesso desenvolvidos no Estado. Nesta segunda-feira (20/05), representante do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul esteve em Florianópolis em busca de informações sobre o plano de expansão do CBMSC e a relação dele com o Projeto Bombeiro Comunitário.
Tenente-Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, chefe do Estado-Maior da corporação gaúcha, foi recepcionado no Quartel do Comando-Geral pelo Subcomandante-Geral, Coronel BM Gladimir Murer, e o Coordenador Estadual dos Programas Comunitários do CBMSC e Comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (Canoinhas), Tenente-Coronel BM Altair Lacowicz.
No encontro, ele recebeu informações sobre a estrutura e os detalhes da implantação do projeto de Bombeiros Comunitários em Santa Catarina. Em 16 anos, mais de 9 mil Bombeiros Comunitários foram formados pelo CBMSC.
Atualmente, cerca de 2,5 mil desenvolvem trabalho voluntário junto às
guarnições nos mais de 100 quarteis pelo Estado.
O Programa Bombeiro Comunitário, que consiste na capacitação de pessoas da comunidade nas áreas de prevenção e para reação em sinistros de incêndios e acidentes diversos onde existam vítimas em situação de perigo, é desenvolvido em Santa Catarina desde 1996.
Com base na Lei 9.608/98 (Lei do Voluntariado), após capacitação avançada e estágio supervisionado, os voluntários podem auxiliar o efetivo militar nas viaturas – condição que proporciona, muitas vezes, o reforço do serviço bombeiro militar em algumas cidades.
Após formados, os voluntários passam a formar uma força organizada para reação em situações de emergências e calamidades públicas.
No início do mês, Bombeiros Militares de GO e RJ também buscaram
informações sobre o Programa Bombeiro Militar.
Fonte:
http://www.cbm.sc.gov.br/