Uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, promete trazer mais alegria e interação para pessoas com autismo.
O projeto Terapia Assistida por Cães teve o início marcado por uma sessão inaugural na tarde da segunda-feira (7).
A iniciativa contará com a presença do binômio do CBM Navegantes, Cabo Amorim e Cão de Busca Moana. A dupla participará de ações na associação, que é composta por pais e mães de pessoas com autismo.
Além do cão e do Bombeiros, o trabalho contará com uma equipe multidisciplinar que envolve profissionais das áreas de pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, educação física e educação musical.
O projeto acontecerá semanalmente na AMA, e irá beneficiar pacientes de níveis de suporte diferentes, os quais possuem dificuldades de interação social, cognição, comunicação, concentração, coordenação motora e tempo de permanência.
Moana participa de outros projetos
Este não é o único projeto social que Moana atua. A labradora dos Bombeiros recebeu recentemente um crachá de “funcionária” da Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), do Hospital Marieta em Itajaí.
Por lá, a cachorrinha faz visitas de 15 em 15 dias para trazer mais alento e amor para pacientes que realizam o tratamento de quimioterapia.
Junto ao sargento Thiago Amorim, Moana circula entre os pacientes, como uma forma de contribuir para o bem estar de quem realiza o tratamento.
Desde 2016, os cães do Corpo de Bombeiros atuam no Hospital Marieta através do projeto Cinoterapia.
Nesta iniciativa, o animal é treinado e ajuda numa nova abordagem terapêutica cujo diferencial é utilizar os bichos como co-terapeutas em busca de melhora no estado de saúde dos pacientes.