O projeto da nova sede do Corpo de Bombeiros de Cachoeirinha está pronto e se encontra na fase de orçamento. O comandante da corporação na cidade, sargento Adelir Cenim, informa que o quartel terá 656 metros quadrados de área edificada e dois pavimentos. “O primeiro vai abrigar os caminhões e viaturas, além de salas administrativas e um local adequado para receber a comunidade externa. No segundo pavimento, ficarão os alojamentos, vestiários e salas de instrução e treinamentos. A ideia é que o espaço seja 30% maior do que o atual.” Atualmente, os servidores ocupam um local anexo à unidade da Brigada Militar, sem as adequações e a infraestrutura necessárias.
Os recursos, segundo Cenim, sairão do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) do município. “A intenção é apresentar os valores orçados ainda no mês de maio para que se dê início à abertura do processo de licitação o mais breve possível. A expectativa é que as obras comecem já no segundo semestre deste ano.”
O secretário de Segurança e Mobilidade de Cachoeirinha, Marco Aguirre Gouvêa, informa que está sendo encaminhado ao Legislativo um projeto de lei para que haja alteração em um dos itens do Fundo e a verba de R$ 500 mil possa ser liberada para a construção. A Câmara de Vereadores já sinalizou o apoio à corporação.
A Brigada Militar também pleiteia no Consepro recursos para construir um novo alojamento. O comandante do BPM, major Luciano Moritz, diz que a ideia é ampliar o espaço para oferecer melhores condições estruturais de trabalho. “O prédio da BM é da década de 1990. De lá para cá, a população cresceu e a realidade mudou.”
Fonte: Correio do Povo