A ABERGS esteve presente neste dia 16 de julho para acompanhar a alteração da PEC 225/13 e protocolar a emenda substitutiva que de fato contemplará a Desvinculação do Corpo de Bombeiros.
Para alterar a referida PEC o Deputado Pedro Pereira do PSDB, teve que colher novas assinaturas dos parlamentares além das 32 já coletadas anteriormente.
Como já esperava-se, 28 novas assinaturas foram adquiridas demonstrando de fato que os Deputados tem pleno conhecimento do tema e apoiam a criação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado e não apenas uma autonomia paliativa.“ O Corpo de Bombeiros Militar necessita ser independente da Polícia, para que assim possa prestar um melhor serviço para a sociedade gaúcha, tendo gestão e recursos próprios”, comentou Pereira.
Agora, a proposta segue para a análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir à votação em plenário. Para ser aprovada pela Assembleia Legislativa a PEC precisa passar por dois turnos e receber 33 votos em plenário.
Para o Coordenador Geral da ABERGS, Ubirajara Ramos, a posição dos parlamentares alinha-se com o posicionamento do Conselho Superior dos Coronéis da Brigada Militar, das Entidades representativas da Classe Brigadiana, dos servidores policiais e bombeiros, da imprensa em geral, dos Prefeitos (FAMURS), e principalmente, da sociedade que optou pelo modelo nacional aplicado aos demais Corpos de Bombeiros que seguem a Constituição Federal.
Na ocasião, também se fez presente o Núcleo de Oficiais Bombeiros da AsOfBM através do Major Rodrigo Dutra e demais Oficiais bombeiros.
Portanto, a ABERGS parabeniza a todos por este primeiro grande passo rumo à independência junto a assembleia legislativa, e pela união dos praças, dos oficiais, das autoridades e da sociedade gaúcha em prol deste direito previsto na constituição federal, de ter um Corpo de Bombeiros Militar que atenda aos anseios da população gaúcha.
Acesse o link abaixo para acessar a cópia da PEC 225/2013 substitutiva em pdf - Desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, criando o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul:
PEC 255/13 - Criação do Corpo de Bombeiros Militar do RS.
Desvinculação dos Bombeiros da Brigada Militar já!
Os Bombeiros querem, o Estado precisa e a Sociedade merece.