Scott, Eros e Odin são os nomes escolhidos para os três novos filhotes de pastor belga de malinois que vão reforçar o canil do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM) em Uberaba. Os nomes foram sugeridos e votados pelos internautas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram recebidas 452 sugestões de nomes diferentes. A corporação selecionou os 10 mais adequados, após descartar os já usados noutros cães e os nomes que poderiam complicar o treinamento dos filhotes.
Os participantes que sugeriram os nomes mais votados vão ganhar brindes da corporação, poderão visitar o canil e conhecer de perto os três filhotes. Os ganhadores serão contatados pelo Corpo de Bombeiros.
"Nesse momento de pandemia, em que todo mundo está trancado em casa e vendo notícias pesadas, essa é uma notícia importante. Esses cães são uma ferramenta essencial para o nosso trabalho. Eles prestam um serviço com qualidade e agilidade que nenhuma outra ferramenta fornece", afirmou o tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º BBM.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os filhotes chegaram do Rio Grande do Sul no dia 15 de março e já iniciaram os treinamentos para buscar pessoas desaparecidas em matas, escombros, soterradas e até mesmo corpos sem vida. Esses animais vão substituir os cães que estão se aposentando.
Os filhotes são todos machos, com quatro meses de vida, cada um. Devido a pouco idade, eles necessitam de carinho e contato diário com os respectivos tutores.
De acordo com os militares, eles devem estar prontos para participar da rotina do batalhão daqui a dois anos.
"Quando o cão faz uma busca, a maneira que o condutor sabe se ele encontrou algo, ou não, é quando há uma mudança de comportamento no animal, que precisa estar bem 'afinado' entre a dupla, que é chamada de binômio", explicou o tenente-coronel Passos.
Passos também afirmou que a corporação adquiriu mais 37 filhotes para reforçar o canil do 8º BBM em Uberaba.
"À medida que a gente tiver condição, vamos receber esses cães para sem treinados. Alguns serão treinados para buscarem pessoas vivas e outros para buscarem cadáveres, assim como ocorreu em Brumadinho", acrescentou.
Cães bombeiros
Uberaba e Belo Horizonte são as únicas cidades de Minas Gerais que contam com canil especializado em busca e salvamentos no Corpo de Bombeiros.
Em Uberaba, entre os cães usados nesse tipo de resgate estão as veteranas Angel, Santa e Agnes, que ajudaram nas buscas em Brumadinho.
Em novembro de 2019, o G1 noticiou as homenagens a três cães e três militares de Uberaba que participaram das buscas em Brumadinho.
À época, o sargento Thales Marcelo Rufino, o cabo Eduardo Luiz Domingos e o soldado João Vítor Silva de Azevedo Alves, acompanhados das cadelas Angel, Cheise e Agnes, voltavam do Seminário Nacional de Bombeiros, realizado em São Luís (MA), quando foram surpreendidos com as palavras do comissário de bordo da companhia aérea Gol.
"Os três cães, o Thales, Domingos e o Azevedo participaram das buscas em Brumadinho. Então, os considero heróis. Dezesseis corpos ainda não foram encontrados e esses 'caras' fazem parte do lado bom da sociedade, dos heróis. Quem pode acompanhar documentário das buscas, pode saber o quanto eles lutaram por todos nós, para que as famílias tivessem um pouco de paz ao receberem os parentes. Eu fico emocionado de poder participar disso [...]. Espero que a gente sempre possa ter o braço forte e apoio de vocês em todos os momentos que a sociedade precisar. Então, eu vou aplaudir vocês", disse o comissário aos tripulantes, que também os aplaudiram em seguida.