O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta terça-feira (4) 6,1 mil novas vagas para a área de segurança pública no Estado. Os novos servidores serão selecionados para Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Serão 4,1 mil vagas para soldado da BM, 200 para oficial da BM, 450 para soldado do Corpo de Bombeiros, 50 para oficial do Corpo de Bombeiros, 1,2 mil vagas para agente da Polícia Civil e 100 para delegado da Polícia Civil.
Confira abaixo os requisitos mínimos para cada vaga:
Soldado da Brigada Militar (Policiamento/Bombeiro)
Salário inicial de R$ 3.760,54
- Ser brasileiro.
- Ilibada conduta pública e privada, a ser comprovada segundo o edital.
- Ter, na data da inclusão para ingresso na Brigada Militar, entre 18 e 25 anos de idade.
- Possuir Ensino Médio completo ou equivalente.
- Ter CNH, no mínimo, na categoria B.
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.
- Possuir a altura mínima de 1m60cm (mulheres) e de 1m65cm (homens).
- Não ter condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função policial.
- Não ter sido isentado do Serviço Militar por incapacidade física definitiva.
- Se reservista das Forças Armadas, deverá o candidato ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento bom.
Oficiais da BM e dos Bombeiros (capitão)
Salário inicial de R$ 10.730,06
- Ser brasileiro.
- Ilibada conduta pública e privada, a ser comprovada segundo o Edital.
- Ter no máximo 29 anos de idade até a abertura das inscrições.
- Ser bacharel em Direito.
- Ter CNH, no mínimo, na categoria B.
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.
- Ter altura mínima de 1,60m (mulheres) e de 1,65m (homens).
- Não ter condenação criminal (com pena privativa da liberdade), medida de segurança ou qualquer condenação incompatível com a função policial.
- Não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade física definitiva.
- Se reservista nas Forças Armadas, deverá ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento bom.
Carreiras da Polícia Civil
Salário inicial de R$ 5.180,71 (escrivão e inspetor) e R$ 17.658,41 (delegado)
- Ter a partir de 18 anos.
- Possuir CNH B, no mínimo.
- Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.
- Estar com a situação regularizada perante a Secretaria da Receita Federal.
- Possuir conduta moral, social e profissional compatível com o cargo.
- Ter saúde física, psiquiátrica e aptidão psicológica adequadas às carreiras.
- Ter curso superior de Direito (para delegados) ou qualquer curso superior reconhecido pelo MEC (para os cargos de escrivão e inspetor).
Fonte: Leandro Rodrigues / ZH