Os quartéis de bombeiros abrem 24 horas até o final de maio em todos os municípios com equipes na Serra. A situação não ocorria desde a metade de 2016. 

Conforme tenente-coronel Cleber Valinodo Pereira, comandante do 5º Batalhão de Bombeiros, que abrange a região, foram liberadas 7 mil horas extras para este mês. Nos últimos meses, os aportes variavam entre 5 mil e 6 mil horas extras. 

O recurso maior chega após o incêndio que destruiu cinco casas em São Marcos no início deste mês. O quartel do município vinha abrindo com a equipe completa de plantão apenas entre as 8h e as 20h. Durante a noite e a madrugada, um servidor da prefeitura atendia o telefone e acionava o plantão do município de Vacaria, que fica a cerca de 80km.

Agora, tanto o quartel de São Marcos quanto o de Flores da Cunha, que também vinha abrindo somente durante o dia, voltam a funcionar 24 horas. O único quartel do 5º Batalhão que não abrirá de forma constante até o final de maio é o do bairro Desvio Rizzo em Caxias. Ele está fechado nesta quarta-feira (10) e, conforme o comandante, abrirá em dias alternados até o final do mês. 

Alunos bombeiros

Os 53 alunos em formação no Corpo de Bombeiros na Serra começaram a atuar no último final de semana em apoio às equipes nos municípios de São Marcos, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Veranópolis e Farroupilha. O estágio operacional segue aos finais de semana até o final de junho, quando termina o curso. Conforme o coronel Cleber, os alunos sempre atuam sob a orientação de um comandante de fração, que é um sargento ou tenente.

Dos 53 alunos, 26 fazem o curso em Bento Gonçalves e outros 27 em Caxias do Sul. A formatura está prevista para o dia 30 de junho nos pavilhões da Festa da Uva. Na mesma data, ocorrem as formaturas de alunos em outras regiões do Estado. A expectativa do coronel é que boa parte dos alunos, senão a totalidade, permaneça na Serra após a formatura.

Fonte: GAÚCHA SERRA