Durante a premiação do 25º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul, na noite de sábado (24), o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), anunciou que o quartel do Corpo de Bombeiros da Zona Norte do município será reativado em um novo prédio. De acordo com o governador gaúcho, o Estado “está na fase final da locação de um novo espaço”. 

—  Não conseguimos recuperar aquele espaço onde era o quartel antigamente. Mas estamos na fase final de locação de um novo espaço, naquele mesmo bairro. Estamos apenas aguardando algumas certidões por parte do locador. Em mais alguns dias, concretizamos essa demanda  —  explicou Vieira Júnior em discurso. 

O antigo prédio, que inicialmente não deve ser mais ocupado, fica localizado no bairro Pôr do Sol, na RS-453. Depois, em vídeo publicado nas redes sociais do prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB), o governador do RS informou que, assim que as certidões do locador forem entregues, o contrato será assinado e a instalação do novo quartel deve começar. 

 —  Imediatamente, vamos instalar o quartel do Corpo de Bombeiros na Zona Norte de Caxias do Sul  —  garantiu o governador. 

Segundo o prefeito Adiló Didomenico, o governador também adiantou que o novo prédio é próximo da antiga estrutura e de fácil acesso junto ao trevo da Rota do Sol. Mesmo com a locação, a prefeitura finalizará o projeto de reforma do antigo prédio. 

— Por mais que a gente vá atrás de recursos para viabilizar o projeto de reforma, nós sabemos que esses processos são um pouco demorados, como licitação e até acontecer a reforma. E agora nós teremos em dezembro a formatura de um contingente bem significativo de novos bombeiros. Então, imagino que (a locação) é uma visão de não perder o efetivo. Porque quando se fala em botar em funcionamento o quartel, não é só espaço físico. Precisa equipamento e, principalmente, efetivo também — explica Didomenico. 

O prefeito caxiense informa ainda que em poucos dias o projeto da reforma estará pronto e será encaminhado ao governo do Estado, para captação de recursos. 

— Acredito que, para comunidade, o que mais importa é voltar a ter o serviço (do quartel na Zona Norte) — pontua Didomenico.

Mudança de planos 

Anteriormente, governo do Estado, 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) e prefeitura de Caxias trabalhavam em projeto para reformar o antigo prédio do quartel da Zona Norte. O anúncio, assim, traz uma mudança de planos. 

De acordo com o Comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), tenente-coronel, Julimar Fortes Pinheiro, com o novo anúncio, o quartel da Zona Norte pode começar a operar no novo endereço locado. Mas, a partir da reforma, que hoje ainda não tem previsão de acontecer, a corporação, futuramente, poderia voltar ao prédio original. 

— A ideia da locação é para que a população não fique desassistida. Quando tivermos todos os itens, como equipamentos, viaturas e efetivo, conseguiremos abrir o quartel — afirma o comandante. 

Com a locação do espaço, Fortes vê que a volta da operação na Zona Norte fica "mais próxima do que antes". Mas, ainda não existe um prazo por conta das outras necessidades. Entre elas, o comandante adianta que está solicitando junto ao Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar para que soldados formados em dezembro sejam repassados para Caxias, para ampliar a equipe - pensando na reabertura do quartel.