O recuo do mar e dos rios é um processo natural e, segundo a Metsul Meteorologia, com a mudança na direção do vento, o mar e os rios voltaram a subir no Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesse domingo (13). Segundo comunicado da Metsul, este fenômeno foi provocado devido ao intenso e prolongado vento de Leste a Norte que chegou a soprar entre 80 e 110 quilômetros por hora, conforme o ponto no final da última semana.
“É um processo natural e que não tem nada de inédito. Desta vez foi mais expressivo devido a um complexo cenário meteorológico que gerou vento intenso por um período prolongado”, diz comunicado da Metsul. Segundo dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a velocidade do vento chegou, no último sábado (12), a 89 km/h em Mostardas e a 83 Km/ h em Tramandaí.
No Rio Tramandaí, o recuo da água provocou a formação de um grande banco de areia próximo à Ponte Giuseppe Garibaldi, onde dois garotos chegaram a andar de bicicleta no trecho onde normalmente passa o leito do rio, como mostra a foto enviada por uma moradora de Tramandaí.
Já o vereador de Imbé, Elton Kieser, aproveitou o baixo nível da água para registrar as condições dos pilares de sustentação da ponte, que passa por inspeção informal por engenheiros das duas prefeituras e do Corpo de Bombeiros Militar, desde a semana passada, depois da divulgação de imagens que revelam danos na estrutura da travessia entre Tramandaí e Imbé.
Fonte e foto: Litoral na Rede